Está a decorrer até 15 de agosto uma Open Call para artistas visuais, nacionais ou internacionais que sejam naturais ou residentes no distrito de Braga, com o objetivo de se criar um circuito artístico inserido na programação de arte pública do festival FENDA.
Esta open call surge de uma parceria entre o Festival FENDA, a E-Redes e a Câmara Municipal de Braga e pretende injetar a cidade com “uma dose energética de arte”. Os vencedores ganharão a possibilidade de intervir em 12 caixas de distribuição de energia elétrica do município e terem os seus trabalhos como parte do festival.
Os candidatos deverão enviar as suas propostas até dia 15 de agosto através de um formulário online, propostas essas que serão, posteriormente, avaliadas e selecionadas pelos membros do júri. O regulamento e candidaturas estão disponíveis aqui.
O FENDA insere-se na programação da Noite Branca de Braga que se realiza, este ano, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
Quebrando o previsível, cria-se assim um espaço aberto para a fusão artística que junta cultura, arte pública, cruzamento interdisciplinar e programação musical, sempre com um olhar contemporâneo sobre as dinâmicas culturais que se vivem e com especial atenção à comunidade artística da cidade.
Para além do caráter bianual que o festival ganha este ano, abrem-se assim também novas iniciativas e parcerias. Para esta edição, a curadoria artística fica a cargo da Circus Network, agência, galeria e loja de promoção da cultura urbana, cuja missão passa por educar e sensibilizar a população para a arte urbana.