Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos vai reabilitar passagem pedonal sobre a Circular Urbana e Largo dos...

Barcelos vai reabilitar passagem pedonal sobre a Circular Urbana e Largo dos Combatentes

© CM Barcelos

Há mais duas obras municipais que vão arrancar brevemente na freguesia de Arcozelo, em Barcelos: a empreitada de “Reabilitação da Passagem Pedonal sobre o Complexo Rodoviário de Barcelos”, adjudicada à empresa Cunha & Costa – Construção e Engenharia, Lda., pelo valor de cerca de 145 mil euros e do “Arranjo Urbanístico do Espaço Envolvente do Polidesportivo do Largo dos Combatentes do Ultramar”, adjudicada à empresa Bruno Barbosa Araújo, Unipessoal Lda., pelo montante de 76 mil euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, “estas duas obras visam objetivos diferentes, mas ambos muito importantes”. A empreitada de reabilitação da passagem pedonal sobre a circular urbana “destina-se a reparar essa via pedonal e a controlar a deterioração daquela estrutura”. Já o arranjo urbanístico do Largo dos Combatentes do Ultramar pretende dotar aquele espaço de nova estética, “mais convidativo ao lazer, com mobiliário urbano, mais áreas verdes e mais arborização”.

Reabilitação da passagem pedonal sobre a circular urbana em Arcozelo

Construída em 1997, após uma inspeção técnica da passagem pedonal que liga a Rua Dr. Aníbal Araújo à Rua D. Maria José Novais, foram identificadas “algumas anomalias que urge corrigir e reparar para preservar o funcionamento daquela estrutura”.

A intervenção vai incidir na reparação de algumas armaduras que já estão à vista por deficiente camada de recobrimento, do pilar central que apresenta fissuras e das juntas de dilatação e zonas de transição que estão degradadas. Serão colocados sistemas de recolha das águas pluviais e intervencionados os guarda-corpos que apresentam alguma corrosão.

O prazo de execução desta empreitada é de dois meses.

Arranjo Urbanístico do Espaço Envolvente do Polidesportivo do Largo dos Combatentes do Ultramar em Arcozelo

Na empreitada do arranjo urbanístico do Largo dos Combatentes do Ultramar, os pavimentos existentes serão substituídos por paralelepípedos de betão. No estacionamento automóvel existente a norte, serão marcados dois lugares para pessoas com mobilidade condicionada.

As áreas ajardinadas passarão a ser arbustivas, sendo removidas as árvores existentes que se encontram bastante fragilizadas e substituídas por nove árvores de sombra.  

O espaço será dotado de mobiliário urbano com bancos maciços de granito, uma mesa de piquenique, uma placa identificativa dos Caminhos de Santiago e uma papeleira.

O muro de suporte existente e os muretes envolventes ao polidesportivo (interior/exterior) serão requalificados e pintados.

A execução da empreitada tem um prazo de 150 dias.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES