Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioRegiãoBarcelosBarcelos distingue meia centena de entidades na I Gala do Voluntariado
spot_img

Barcelos distingue meia centena de entidades na I Gala do Voluntariado

© CM Barcelos

O Município de Barcelos distinguiu 51 entidades na 1.ª Gala do Voluntariado, realizada esta quarta-feira, no auditório dos Paços do Concelho.

A iniciativa pretendeu reconhecer o trabalho desenvolvido por mais de meia centena de entidades parceiras, no âmbito da Ação Social e Saúde, nomeadamente as instituições do Banco Local de Voluntariado de Barcelos e as entidades dos projetos sociais.

Depois de dar as boas-vindas aos participantes, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, sublinhou a importância do evento como “motivador para chamar mais pessoas para esta causa. O voluntariado é o sustentáculo da maior parte das associações, quer sejam culturais, desportivas, recreativas ou sociais. Ao distinguirmos estas entidades, estamos a destacar todas as pessoas que dão parte do seu tempo a causas nobres”.

Assinalando que esta gala foi organizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, o autarca vincou que esta iniciativa é também “uma forma de destacar os projetos de grande alcance que beneficiam a população barcelense. É importante termos presente que se não fosse essa disponibilidade de sair do egocentrismo para poder dar aos outros oportunidades que de outra forma não teriam, era impossível nós termos as associações e o movimento associativo tão forte que temos em Barcelos. Nós, na Câmara Municipal, sentimos e sabemos bem a diferença que vocês fazem no terreno, porque são os primeiros a confrontarem-se com as necessidades das pessoas e os primeiros a dar passos para encontrar respostas adequadas”.

O autarca concluiu a sua intervenção agradecendo a todos o tempo que investem ao serviço dos outros, assinalando que, dessa forma, “estão claramente a fazer o bem e a desenvolver o nosso concelho e o nosso país”.

No decorrer da 1.ª Gala do Voluntariado foi ainda apresentado o Plano Estratégico do Voluntariado em Barcelos (2024-2026).

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES