Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.
Durante três dias, de sexta-feira a domingo, visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média. Ali podem encontrar-se artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.
A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa na próxima sexta-feira com o desfile de abertura, que inicia junto à Torre Medieval e vai até ao Parque da Cidade. No sábado, destacam-se: teatro de rua, demonstração de voo livre de aves, treino de cavaleiros e danças medievais.
No domingo, como momentos altos, distinguem-se os torneios e o grande cortejo medieval, às 15:30, com a participação de todos os atores do evento e a envolvência de várias associações.
Certame tem mais de 70 mercadores, 4 restaurantes e 30 tendas de alimentação
Este ano, no Barcelos Cidade Medieval participam mais de 70 mercadores de várias áreas que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, em tempos medievais. Desta forma, todos os visitantes que se desloquem à cidade terão a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver a história.
Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, que tem como objetivo, através de uma verdadeira viagem no tempo, envolver o comércio barcelense e, ao mesmo tempo, proporcionar a quem for ao certame momentos de socialização, convívio e divertimento.