Terça-feira, Junho 28, 2022
16.7 C
Braga
InícioAtualidadeAurea lança livro e músicas sobre sustentabilidade com empresa de Braga

Aurea lança livro e músicas sobre sustentabilidade com empresa de Braga

DR

A cantora e compositora Aurea, em parceria com a Betweien (spin-off da Universidade do Minho), lança esta segunda-feira, dia 6, o projeto “Planeta Slow”, para promover o desenvolvimento sustentável junto de adolescentes e jovens. A apresentação decorre às 10:30, no Altice Forum Braga, e às 14:30, no Largo do Passal, em Sobrado, Valongo. A iniciativa tem o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do projeto “ECO XXI”.

O projeto pedagógico consiste num livro com três histórias ficcionadas, uma para cada dimensão da sustentabilidade: “Fast food” (social), “Fast Fashion” (económica) e “E-waste” (ambiental). O leitor pode também explorar conceitos, curiosidades, exercícios e estatísticas sobre os temas. A obra integra ainda as letras das músicas originais compostas por Aurea e inspiradas naqueles conteúdos.

As histórias e as canções podem depois ser adaptadas para performances teatrais e musicais ao vivo, em especial junto de escolas e alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário de todo o país. A ideia é sensibilizá-los e dar-lhes ferramentas para adotarem comportamentos individuais e coletivos responsáveis e sustentáveis.

Projetos educativos com vários artistas 

Áurea é uma das principais artistas da nova geração portuguesa. A cantora de pop/soul tem seis álbuns e venceu os Globos de Ouro e MTV Europe Music Awards, entre outros. Aos 34 anos, é mentora do programa televisivo “The Voice Portugal”, atriz em várias novelas e faz dobragem para filmes de animação.

A Betweien tem projetos similares sobre outros temas educativos que já contam com os artistas Diogo Piçarra, Ana Bacalhau, Rita Redshoes e Cláudia Pascoal, entre outros. Em breve devem chegam livros e músicas com os cantores Cifrão (ex-D’zrt), sobre desenvolvimento social, e Carlão (ex-Da Weasel), numa segunda parceria sobre interculturalismo.

A Betweien nasceu em 2011, está presente em Braga e Lisboa, inclui vários profissionais diplomados pela UMinho e aposta na inovação educativa em múltiplos suportes e contextos. Por exemplo, o seu livro “Senhor empreendedorismo” teve até edição angolana, relevo na Forbes Brasil e foi convertido em videojogo. Já no âmbito da covid-19, a Betweien criou o portal guerreirosdasaude.com, com ebook, música, curiosidades e 16 atividades. Sobre a guerra na Ucrânia, lançou o livro e o vídeo “A cor do meu medo”, ajudando os mais novos a perceber o conflito.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS