
A nova direção da Associação Espaço Jacobeus, liderada por Eulália Fonseca, quer reforçar o apoio aos peregrinos ao longo da sua caminhada, durante os dois anos de mandato que agora assumiu, numa cerimónia que decorreu na Loja Interativa de Turismo de Felgueiras.
No discurso de tomada de posse, a presidente da associação jacobeia agradeceu à anterior direção “o seu empenho e esforço ao longo do mandato”, adiantando ser com “sentido de responsabilidade” que a sua “equipa assume funções perante esta prestigiada associação, cuja missão muito a privilegia”.
Entre os objetivos dos novos corpos sociais contam-se “dar apoio a todos os peregrinos associados ao longo das peregrinações, promover o culto de Santiago e realizar uma peregrinação” a Santiago de Compostela.
Para o cumprimento destes e de outros objetivos, Eulália Fonseca solicitou “ajuda e apoio” dos associados, para que a nova direção possa, “ao longo destes dois anos que agora se iniciam, atingir os objetivos a que se propõe e, em conjunto, dar continuidade ao bom caminho que todos partilham”.
O anterior presidente da Associação Espaço Jacobeus, António Devesa, numa mensagem divulgada aos associados, afirma que, “olhando para trás”, vê um percurso de 16 anos ao serviço da associação “feito de desafios, de aprendizagens e, acima de tudo, de um imenso espírito de partilha e dedicação”.
“Foram anos intensos, repletos de histórias, encontros e projetos que fizeram da AEJ um espaço de acolhimento e inspiração para tantos peregrinos”, adianta, reconhecendo “o cansaço natural de quem se entregou de corpo e alma, mas também uma enorme gratidão e alegria por tudo o que foi construído”.
Para António Devesa, “assim como ninguém chega a Santiago sozinho”, ele também não teria cumprido a sua missão sem o apoio dos associados, que “foram a força” que lhe “permitiu seguir sempre em frente, mesmo nos momentos mais desafiadores”.
A cerimónia de tomada de posse foi complementada com um convívio de associados da Associação Espaço Jacobeus e convidados, que incluiu a tradicional queimada galega e a atuação da Tuna Académica do Polo Universitário de Felgueiras.