António Costa marca presença na sessão de abertura do ano letivo no IPCA
Domingo , Outubro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2615
Principal / Educação / António Costa marca presença na sessão de abertura do ano letivo no IPCA

António Costa marca presença na sessão de abertura do ano letivo no IPCA

O primeiro-ministro António Costa vai marcar presença na sessão de abertura do ano letivo 2020-2021 do IPCA, na próxima terça-feira, 13 de outubro, em Barcelos.

António Costa far-se-á acompanhar por Manuel Heitor, ministro do Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem defendido o regresso às aulas presenciais com segurança e responsabilidade, de forma a permitir uma maior equidade e inclusão no acesso ao Ensino Superior.

A visita incluirá a passagem pelas escolas, onde terá oportunidade de assistir a uma aula presencial e uma aula em regime híbrido (com estudantes em sala de aula e estudantes a participar à distância através do uso de smart board, sistema de som e câmara e outras ferramentas adequadas ao modelo de ensino híbrido), visita aos laboratórios de investigação e ainda falar aos novos estudantes que estarão representados na “Tenda Académica do IPCA”.

À margem desta sessão será inaugurado o M-Factory Lab – um laboratório industrial que proporciona as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial.

Após percorrer as instalações e realizar as visitas previstas, vai iniciar-se a sessão de abertura do ano letivo 2020/2021 no auditório Eng. António Tavares com um momento de espetáculo multimédia e os habituais discursos.

O ano letivo 2020/21 iniciou a 23 de setembro com o 2º e 3º ano dos cursos de licenciatura, tendo neste momento recebido já os novos estudantes de licenciatura e cursos técnicos superiores profissionais cujas aulas iniciaram a 6 de outubro. Até meados de 24 de outubro, os cursos de Mestrado estarão também todos em funcionamento.

Esta sessão insere-se no âmbito do WelcomeIPCA – um programa de receção e integração dos novos estudantes no seio académico e na cidade que os recebe, incluindo diversas atividades e iniciativas de índole académica, cultural e recreativa.