Cerca de 150 alunos da Escola Secundária Sá de Miranda participaram em mais uma edição do “Nós propomos – Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”, um projeto que desafia os alunos a contribuir para o futuro das cidades.
Promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, com o apoio do Município de Braga, o projeto contou com a participação das turmas 11º4, 11º 5, 11º6, 11º7, 11º8 e 11º10 da Escola Sá de Miranda e da turma do 5ºE da Escola EB2/3 de Palmeira.
Os alunos bracarenses receberam diversas menções honrosas e conquistaram um terceiro lugar na vertente de vídeo. Já a EB2,3 de Palmeira, pertencente ao Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, conquistou o Prémio Nacional Pequenos Grandes Cidadãos.
Para Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo do Município de Braga, este projeto contribui para estimular a interação entre os decisores políticos, os técnicos e os cidadãos mais jovens. “Queremos um futuro cada vez mais participado através da manifestação da opinião dos jovens sobre as opções mais importantes para o nosso território”, considera Miguel Bandeira.
Desde 2013, este projeto já envolveu cerca de 1.000 jovens bracarenses.
O projeto “Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica” é promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa/IGOT e pela ESRI Portugal, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.