Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
EducaçãoAlunos da UMinho apresentam 80 criações em desfile de moda

Alunos da UMinho apresentam 80 criações em desfile de moda

© UMinho

Os estudantes de Design e Marketing de Moda da UMinho apresentam as suas coleções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, dia 2, às 21:30, no Instituto de Design de Guimarães. Nesta oitava edição do evento “UModa”, também com transmissão no YouTube, os jovens criativos dão a conhecer cerca de 80 looks inéditos para os segmentos casual, urbano, cocktail e conceptual, com peças de vestuário e acessórios.

A iniciativa alia-se este ano ao projeto internacional Fashion Alive, apelando à sustentabilidade na indústria da moda, e tem o tema geral “Era”, evocando um novo ciclo e a reinvenção. As coleções presentes na primeira parte do evento focam a reutilização criativa (upcycling), fazendo renascer peças em desuso ou resíduo. As coleções apresentadas na segunda parte foram concebidas tendo sempre em mente a sustentabilidade e remetem para formas orgânicas, cores naturalistas, a passagem do tempo, o quotidiano humano e um olhar esperançoso e ativista.

O “UModa” é organizado pelos alunos do primeiro ano do mestrado em Design de Comunicação de Moda, sob supervisão dos professores Inês do Amaral e André Catarino, da Escola de Engenharia da UMinho. “Temos vários cursos envolvidos, o que permite agregar conhecimentos, proporcionar a estes alunos um contacto direto com o mundo empresarial e, igualmente, continuar a aproximar a academia da sociedade”, refere Inês do Amaral.

O evento estreou-se em 2016 no antigo mercado da cidade-berço, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo campus de Azurém e pelo Instituto de Design.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES