“Memórias e Autobiografias e os 50 anos do 25 de Abril” é o título do livro de 20 alunos da Academia Sénior de Braga, apresentado esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nascido no âmbito da disciplina “Memórias e Autobiografias”, a publicação é o resultado de um percurso de dois anos de interação, reflexão e escrita sobre a própria vida.
Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, este projeto “vai muito além de um simples registo histórico, é uma expressão autêntica das memoras de uma geração que cresceu em tempos de transformação”. “A pesquisa cuidadosa e o comprometimento dos alunos, sob a orientação da professora Ana Macedo, re4sultaram em relatos que capturam a essência de um período marcante da nossa história”, referiu.
Segundo Sameiro Araújo, “o livro demonstra também o sucesso do projeto da Academia Sénior de Braga, que se tem consolidado ao longo dos anos e que já abrange mais de 560 alunos”. “A Câmara Municipal tem muito orgulho neste projeto e esperamos, já no próximo ano letivo, conseguir integrar os muitos alunos que se encontram em lista de espera”, garantiu a vice-presidente.
Já Ana Macedo, coordenadora do livro e docente da Academia, enalteceu a adesão dos alunos que associaram aos seus textos, ilustrações feitas pelos netos e sobrinhos-netos. Esta responsável destacou ainda o apoio da Câmara Municipal de Braga por ter aceite avançar com este projeto do livro e por ter feito nascer, há dois anos, a Academia Sénior.