Sábado, Maio 28, 2022
31.1 C
Braga
InícioPaísAlice Forum Braga recebe VI edição do Congresso da Ordem dos Enfermeiros

Alice Forum Braga recebe VI edição do Congresso da Ordem dos Enfermeiros

iStock

A VI edição do Congresso da Ordem dos Enfermeiros realiza-se no Altice Forum Braga, entre os dias 5 e 7 de maio e assume o lema “Todos pela Saúde”.

Ao longo dos três dias do congresso vão estar em análise temas estruturantes e fundamentais para os profissionais de saúde, nomeadamente as condições de vida e trabalho dos Enfermeiros, o envelhecimento da população: respostas e desafios aos modelos assistenciais, os desafios do século XXI – Enfermagem do futuro, a enfermagem na Lusofonia – Os desafios da profissão nos Países da CPLP e como reabilitar, reconstruir ou reformar o Sistema de Saúde.

Neste que é o primeiro congresso em situação de pós-pandemia, e que conta com a chancela do Alto Patrocínio da Presidência da República, estão inscritos mais de 1300 enfermeiros, sendo considerado o Congresso organizado pela Ordem com maior número de participantes de sempre.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, realça que este Congresso “constitui um momento importante de debate, reflexão e enriquecimento profissional e pessoal, no qual se pretende analisar os principais desafios no contexto atual e o papel dos profissionais de enfermagem”.

A sessão de Abertura está marcada para as 17:30 de quinta-feira, dia 5 de maio, e conta com a participação de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, de Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e de Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Na sessão de abertura vai ser ainda ser destacada uma mensagem do Chefe do Estado-Maior da Armada, o Almirante Henrique Gouveia e Melo.

No segundo dia do evento, sexta-feira, a historiadora e a professora Raquel Varela fará a apresentação das conclusões do Estudo realizado por um consórcio entre a Universidade Nova, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e o Observatório para as Condições de Vida e Trabalho para a Ordem dos Enfermeiros sobre as condições de trabalho e vida dos Enfermeiros em Portugal. Qual o nível de desgaste destes profissionais? Quantos enfermeiros se encontram diagnosticados com a síndrome de “burnout”? São algumas das questões que serão respondidas na sessão.

No sábado, dia 7 de maio, serão atribuídos os prémios dos Trabalhos Ciêntificos e, na Sessão de Encerramento, serão dados a conhecer os Prémios Valor e Excelência, que visam distinguir personalidades de diversos setores que contribuíram para a promoção do trabalhos dos profissionais de enfermagem.

Além dos temas em discussão no Grande e Pequeno Auditório, o VI Congresso terá também ao longo dos três dias, consultórios em áreas complementares (felicidade, bem-estar, autoestima, entre outros) e estão em apresentação mais de 200 trabalhos ciêntificos, entre pósteres e comunicações orais.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS