Quinta-feira, Junho 24, 2021
18.3 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoÁgua da Praia Fluvial de Verim na Póvoa de Lanhoso renova “Qualidade...

Água da Praia Fluvial de Verim na Póvoa de Lanhoso renova “Qualidade de Ouro”

CM Póvoa de Lanhoso

A Praia Fluvial de Verim, na Póvoa de Lanhoso, integra, pelo sétimo ano consecutivo, a lista de atribuições do Galardão Qualidade de Ouro 2021 da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta iniciativa visa distinguir a qualidade da água balnear das praias portuguesas.

“Esta distinção tem por base um trabalho que efetuamos todos os dias, em articulação com diversos agentes, para que turistas e povoenses possam desfrutar desta praia fluvial em segurança, quando começar a época balnear. Fora desse período, estamos a intervir neste recinto, para melhorar as infraestruturas de apoio a quem nos visita e, a curto-prazo, teremos aqui um espaço, a todos os níveis, de excelência”, afirma o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

De lembrar que, em 2021, a época balnear decorre de 12 de junho a 12 de setembro. Este ano, Quercus identifica 391 praias com “Qualidade de Ouro”. Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 51 são praias interiores, onde se inclui a Praia Fluvial de Verim, e 11 são de transição.

De entre os critérios para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” está um que obriga a que água balnear tenha registado qualidade da água Excelente nas cinco épocas balneares anteriores, ou seja, de 2016 a 2020.

A informação utilizada nesta avaliação é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso reforçou os apelos da Quercus para a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras Sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde, aquando da frequência das zonas balneares. Neste contexto, deixa o apelo ao planeamento prévio das deslocações às praias, para evitar grandes aglomerados de pessoas nos acessos às praias e no areal, assim como ao “bom comportamento cívico de quem frequentar as praias, nomeadamente no que respeita ao correto descarte de máscaras descartáveis, que devem ser sempre colocadas nos caixotes do lixo e nunca abandonadas nem no meio natural nem na via pública”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS