Sexta-feira, Setembro 13, 2024
26.7 C
Braga
EducaçãoJosé González-Méijome reconduzido como presidente da Escola de Ciências da UMinho

José González-Méijome reconduzido como presidente da Escola de Ciências da UMinho

Cerimónia de tomada de posse está marcada para quinta-feira.

José González-Méijome © UMinho

O professor catedrático José González-Méijome irá ser reconduzido esta quinta-feira, dia 2 de maio, como presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho). A cerimónia de investidura realiza-se no auditório da Escola de Ciências, no campus de Gualtar, em Braga, e contará com o reitor Rui Vieira de Castro. Para o triénio 2024/2027, José González-Méijome vai ter como vice-presidentes os professores Hernâni Gerós, Inês Sousa e Nuno Castro.

José Manuel González-Méijome leciona há mais de duas décadas na UMinho, onde é coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental, do Centro de Física em Gualtar e Famalicão. Coordena a rede internacional MSCA “OBERON”, que agrega um dos mais elevados níveis de financiamento da Comissão Europeia ao nível da formação avançada na área da Optometria e Ciências da Visão. Coordena e participa em dezenas de projetos em colaboração com empresas multinacionais. Preside ao Comité Educacional da Academia Europeia de Optometria e Ótica. Primeiro membro honorífico da Sociedade Galega de Optometria Clínica, foi eleito Optometrista Internacional do Ano 2016, Prémio de Mérito Científico da UMinho em 2018, Prémio Essilor Excelência da Óptica – Inovação/Investigação em 2020 e é autor de mais de 200 publicações científicas com perto de 5000 citações por outros autores, mais de 500 comunicações e mais de 150 palestras por convite em mais de 20 países.

Criada em 1975, a ECUM tem mais de 2100 estudantes distribuídos por 12 licenciaturas, 13 mestrados e 12 doutoramentos. Possui cinco departamentos – Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática, Química – e mais de cem projetos em curso em seis unidades de investigação: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), Centro de Ciências da Terra (CCT-ICT), Centro de Física (CF-UM-UP), Centro de Matemática (CMAT), Centro de Química (CQUM) e um polo do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Minho).

A ECUM tem apostado na formação e investigação e em projetos com a sociedade, assim como no recrutamento de recursos humanos altamente especializados, preparando-se dessa forma para definir a oferta formativa base, especializada e avançada e a investigação em áreas emergentes e de vanguarda.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES