Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoGuimarãesZegnea Grupo leva Guimarães à Bienal de Veneza 2023

Zegnea Grupo leva Guimarães à Bienal de Veneza 2023

© CM Guimarães

O Zegnea Grupo, gabinete de arquitetura de Guimarães, foi convidado a participar na prestigiada Bienal de Veneza deste ano, um convite inédito para uma empresa da região, cuja participação terá o apoio da Câmara Municipal.

O projeto que o gabinete de arquitetura apresentará na Bienal de Veneza é uma intervenção na exposição “Time Space Existence”, denominada de “Não Espaço”. O objetivo é reciclar esses espaços não utilizados e transformá-los em algo mais útil e substancial. A intervenção será realizada como uma crítica à época atual, que exige uma maior racionalização dos recursos, materiais, energéticos e ambientais.

Trata-se de uma intervenção que pretende ser uma metáfora para o futuro do pensamento arquitetónico na otimização do espaço e na utilização de zonas habitáveis. Está planeada a utilização do caráter da “instalação” como meio de ocupação espacial de elementos interiores, com o propósito de criar uma identidade de “Não Espaços”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, considera a participação na Bienal de Veneza importante para o território, motivo pelo qual mereceu por parte da autarquia todo o apoio necessário para a boa representação e promoção de Guimarães.

Para Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, a presença do Grupo Zegnea na exposição “Time Space Existence” é um marco importante para o reconhecimento do tecido criativo de Guimarães, consolidando a sua posição como uma cidade de arte e inovação.

O Zegnea Grupo vê a sua participação numa das mais importantes bienais de arquitetura do mundo como uma grande conquista e uma oportunidade de apresentar sua visão arquitetónica para um público global. Sobre o destino das obras após a exposição, o Zegnea Grupo afirma o desejo de as ver expostas numa plataforma cultural da cidade, como forma de partilhar o trabalho apresentado com a comunidade local, numa ótica de promoção da arte e a arquitetura na região.

A Bienal de Arquitetura de Veneza, que reúne 200 participantes internacionais, incluindo arquitetos, designers e instituições académicas, realizar-se-á entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023, e oferecerá aos seus visitantes a oportunidade de refletir sobre as questões mais urgentes da sociedade contemporânea, o que torna a participação do grupo vimaranense ainda mais relevante.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES