Visita Pascal cancelada em Braga
Quinta-feira , Outubro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2612
Principal / Notícias / Visita Pascal cancelada em Braga

Visita Pascal cancelada em Braga

Foto: Semana Santa de Braga

A Arquidiocese de Braga informou na tarde desta quarta-feira que este ano não haverá Visita Pascal em várias Paróquias do concelho de Braga. Esta decisão foi tomada pelos párocos e capelães da cidade de Braga durante a reunião mensal.

Esta medida abrange as Paróquias de Ferreiros, Lomar, S. Victor, S. Vicente, Maximinos, S. Lázaro, Santo Adrião, Sé, S. João do Souto, Nogueira, Cividade e a Basílica dos Congregados.

A catequese e as várias reuniões de grupos de jovens também foram suspensas, assim como os horários públicos de atendimento de confissão.

A Arquidiocese apela a todos os cristãos para “tomarem muito a sério a epidemia em curso, tendo os cuidados de higiene amplamente divulgados e tudo fazendo para evitarem ao máximo a exposição pública, onde as possibilidades e perigo de contágio são maiores. Sobretudo os idosos, mormente os que também são portadores de doenças crónicas, deveriam abster-se até de participar na eucaristia, a não ser com o máximo cuidado, dados os perigos reais que correm e que também fazem correr desnecessariamente aos outros”.

“Sem cair no alarmismo, devemos ter bem presente que é pecado grave infringir os cuidados recomendados que favorecem a saúde pública. Por isso, a auto-exigência de colaboração e cooperação com o que as autoridades públicas nos propõem constitui uma obrigação acrescida para quem se afirma cristão. Enquanto não houver determinação superior em contrário, manter-se-ão as eucaristias e o lausperene quaresmal. Nas atuais circunstâncias, a  hóstia da sagrada comunhão deve ser recebida apenas na mão e não na boca”, acrescentou a Arquidiocese.