Terça-feira, Agosto 3, 2021
17 C
Braga
InícioRegiãoVila VerdeVila Verde: Bênção dos animais de Mixões da Serra homenageada em livro

Vila Verde: Bênção dos animais de Mixões da Serra homenageada em livro

CM Vila Verde

A Biblioteca Municipal de Vila Verde recebeu hoje a apresentação do livro “A Bênção dos Animais de Santo António Mixões da Serra” e respetiva exposição fotográfica. O trabalho é do fotógrafo Alfredo Cunha, jornalista e ilustrador de vários livros, autor dos mais emblemáticos retratos da “Revolução dos Cravos”.

Durante mais de 20 anos, Alfredo Cunha fotografou a tradicional romaria de Santo António Mixões da Serra, na freguesia de Valdreu, em Vila Verde, onde privou e se tornou amigo do impulsionador desta romaria, o Padre António Marques, prestando-lhe homenagem com este livro.

Na apresentação, António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, referiu-se a Alfredo Cunha como um “embaixador de Vila Verde pelo mundo”. “Este trabalho, que mostra a genuinidade das nossas gentes e das nossas tradições, permite manter o eternizado o nosso património cultural e, sobretudo, projetá-lo nas gerações futuras”, afirma o autarca.

Júlia Fernandes, vereadora da Cultura, referiu que “O Livro A Bênção dos Animais é o tesouro que faltava na história de nosso concelho. O Município de Vila Verde cumpre, assim, a sua missão de preservar e deixar para os vindouros um testemunho da fé, da vivência, da alma e alegria contagiante do nosso povo que sempre soube ser grato e cumpridor. O nosso muito obrigada ao Alfredo Cunha por este trabalho fantástico e tão especial”.

Por sua vez, Alfredo Cunha sublinha que “já poucas exposições me emocionam, mas esta é especial por ser no sítio onde escolhi para viver. Ter escolhido viver aqui abriu o tempo mais produtivo da minha vida profissional. Aqui produzo provavelmente o dobro daquilo que produzia antes”. “Quando desembarquei nesta romaria, a minha sensação é que tinha feito uma viagem no tempo. Comecei a fotografar desenfreadamente e nunca mais parei. Levei vários fotógrafos e várias pessoas à Romaria e foi sempre surpreendente”, acrescentou o fotógrafo.

“Ao longo dos anos foi nascendo o desejo de fazer um projeto sobre esta cerimónia. Muitas destas fotografias que estão aqui hoje já são clássicos da fotografia portuguesa. Uma ou outra já estão noutros livros meus. O que me impressiona é a ligação entre as pessoas e os animais. Sempre achei que este livro devia existir e é, sem dúvida, a realização de um sonho e uma homenagem ao Padre António”, ressalva Alfredo Cunha.

A apresentação e do livro e contextualização histórica ficou a cargo de Adélia Santos, gestora cultural do Município de Vila Verde, e a cerimónia de abertura foi abrilhantada pela atuação da Banda Musical de Aboim da Nóbrega.

Da exposição fazem parte várias fotografias que retratam a “alma” da tradição da Bênção dos Animais em Santo António Mixões da Serra. No livro, além das fotografias, é possível ler toda a história por de trás do trabalho fotográfico, assim como toda a explicação da tradição.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS