Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoVieira do Minho inaugura Trilho Senhora da Lapa ao Castro de Anissó

Vieira do Minho inaugura Trilho Senhora da Lapa ao Castro de Anissó

CM Vieira do Minho

Foi inaugurado, em Vieira do Minho, o Trilho Senhora da Lapa ao Castro de Anissó. O trilho pedestre conta com 10 km, que inicia e termina no Santuário de Nossa Senhora da Lapa e que proporciona ao pedestrianista uma vista sobre a Barragem do Ermal e uma experiência audaciosa entre o sagrado e o natural, no Santuário da Senhora da Lada, em Soutelo.

O percurso foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, e pelo presidente da União de Freguesias de Anissó e Soutelo, Ernesto Silva.

Este percurso de dificuldade média, apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse culturais e naturais, tais como o próprio Santuário que data do século XVII, o Miradouro da Senhora da Lapa, o Castro de Anissó (um povoado fortificado situado a cerca de 732 metros de altitude), várias formações rochosas, fontanários e 2 baloiços panorâmicos.

O desdobrável deste novo percurso já está disponível no Posto de Turismo de Vieira do Minho, sendo também possível fazer o download da informação através do QR-Code presente no painel de início deste trilho.

Atualmente, a rede de percursos de Vieira do Minho tem uma extensão de 80 km, contando com 5 pequenas rotas e 1 grande rota que exploram exclusivamente a Serra da Cabreira. (PR1 Costa dos Castanheiros; PR2 Campos, PR3 Cabeço da Vaca, PR 4 Turio, GR5 Fojos; PR6 Moinhos do Ave e PR7 Senhora da Lapa ao Castro de Anissó).

Conscientes da atratividade que o património natural e cultural apresenta, bem como da importância do contacto com a natureza para quem procura Vieira do Minho como destino turístico, a Autarquia está a criar quatro novos trilhos pedestres, perfazendo cerca de 130 km de caminhos de descoberta.

A implementação destes percursos permite a revitalização de antigos caminhos e potenciar um conjunto de elementos naturais e culturais capazes de desafiar os amantes da natureza a explorar estes novos itinerários.

O próximo percurso a ser inaugurado é o PR8 VRM – As Pontes da 2ª Invasão Francesa, no dia 26 de maio e o PR9 Nascente do Ave e PR10 Carvalhos do Ermal, ainda sem data de inauguração prevista.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS