A Câmara Municipal de Vieira do Minho entregou hoje 104 bolsas de estudo a estudante universitários, numa cerimónia pública que decorreu no Auditório Municipal.
A atribuição das bolsas representa um investimento superior a 60 mil euros por parte do Município, na formação de quadros técnicos superiores residentes no concelho.
Num universo de 118 candidaturas para o ano letivo 2020/2021, foram admitidos 104 alunos, 11 dos quais se encontram condicionais e tendo sido 3 excluídos.
Os beneficiários das Bolsas de Estudo atribuídas pela Autarquia de Vieira do Minho são de estudantes matriculados em cursos de licenciatura com ou sem mestrado integrado e ao grau de mestrado, sendo estas atribuídas em função dos rendimentos anuais do agregado familiar.
Este ano não foi imposto um limite na atribuição destas bolsas, tendo sido dado esse benefício a todos os estudantes elegíveis e que comprovadamente necessitassem de apoio para prosseguir os seus estudos no Ensino Superior.
Na cerimónia de entrega das bolsas, António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, salientou que que “foi com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que o Município aumentou o valor das bolsas universitárias, de modo a permitir a frequência com sucesso do ensino universitário aos alunos vieirenses com maiores dificuldades económicas, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e de igualdade de oportunidades”.
Perante os estudantes, o autarca fez saber que, desde 2013, “o Executivo tem vindo a fazer uma aposta clara na educação, quer em infraestruturas, quer em recursos humanos e materiais. A educação é a base estruturante da nossa sociedade”.
António Cardoso apelou aos jovens estudantes para que compensem com o seu esforço “a continuação deste benefício que o Município atribui às famílias vieirenses”, terminando por desejar os votos de uma boa Páscoa.