Terça-feira, Novembro 29, 2022
9.5 C
Braga
InícioEducaçãoUniversidade do Minho regressa ao festival FIC.A

Universidade do Minho regressa ao festival FIC.A

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) vai voltar ao FIC.A, Festival Internacional de Ciência que acontece em Oeiras de 10 a 16 de outubro. Nascido no ano passado, o FIC.A assume-se como o primeiro festival de ciência em Portugal e contará na sexta-feira, dia 14 de outubro, com duas sessões promovidas pela UMinho. A primeira será dinamizada pela professora da Escola de Economia e Gestão, Beatriz Casais, e que terá como tema a “Transformação Digital nos Negócios”. A professora da Escola de Direito, Andreia Sofia Oliveira, com a sua palestra “Em tempo de guerra, não se aplicam normas?”, ficará responsável pela segunda sessão promovida pela UMinho. Ambas as sessões destinam-se essencialmente a estudantes do ensino secundário.

Para além das duas sessões que irá dinamizar, a UMinho irá intensificar a divulgação da sua oferta formativa junto dos a estudantes do secundário, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais.

O FIC.A irá juntar mais de 2500 atividades, experiências e exposições ao longo dos dias do evento que terá mais de 100 oradores e artistas convidados. Serão sete dias de exploração científica e cultural que congregam ainda dois programas distintos, um deles o escolar que decorre de segunda a sexta e outro direcionado para o público em geral. Esta iniciativa que decorre no Hub-ACT (Arte, Ciência & Tecnologia), em Porto Salvo, assume como objetivo celebrar a ciência, promover a cultura científica e inspirar a curiosidade, levando mais jovens a interessarem-se e a seguirem carreiras científicas. Nota de destaque na edição deste ano para o programa escolar que foi adaptado aos vários segmentos de acordo com os ciclos de ensino e que vão desde o pré-escolar ao secundário. Já o programa dirigido aos adultos e às famílias foi dotado de atividades concebidas para pessoas de idade mais avançada, para professores, para comunicadores de ciência.

Em 2021, ano de estreia, o FIC.A recebeu 34 mil visitantes ao longo de seis dias, gerando elevado interesse no país e no estrangeiro. O evento organizado pela Senciência, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Oeiras, acolheu mais de 120 parceiros, reunindo uma elevada representatividade nacional e internacional graças à participação de entidades de mais de 25 países.Mais informações em: https://www.fica.pt/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS