Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesUniversidade do Minho recebeu visita da multinacional alemã Preh

Universidade do Minho recebeu visita da multinacional alemã Preh

© UMinho

A Universidade do Minho recebeu esta quarta-feira uma comitiva da Preh, multinacional de componentes eletrónicos para o setor automóvel, com vista à avaliação de possíveis parcerias no âmbito de projetos estratégicos com elevado interesse para o desenvolvimento da região e do país.

A comitiva, constituída pelo diretor da Preh Portugal, José Mendes, e por responsáveis das principais áreas da empresa, foi recebida no campus de Azurém, em Guimarães, pelo pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira.

O programa incluiu visitas aos laboratórios de Eletrónica de Potência e Energia e de Sistemas Embebidos do Centro Algoritmi, ao Laboratório de Microfabricação e Integração de Sistemas do Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos, ao Laboratório de Fluídos do Centro de Investigação METRICS, ao Laboratório de Serviços de Caracterização de Materiais da Escola de Ciências e ao Laboratório de Processamento do Instituto de Polímeros e Compósitos, onde foram apresentados protótipos de eletrónica de potência para aplicações de qualidade de energia elétrica, energias renováveis e mobilidade elétrica, novos sensores para o setor automóvel, projetos de sistemas embebidos, componentes e superfícies multifuncionais, materiais poliméricos inovadores, bem como simulações de escoamento e processos térmicos em diversos ambientes e ensaios de caracterização térmica, mecânica e metalúrgica de materiais.

Foram ainda realizadas apresentações sobre o Laboratório de Micronanofabricação, o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos, o Centro de Física e sobre projetos desenvolvidos nas áreas da qualidade e smart manufacturing.

Promovida pelo Gabinete de Projetos Especiais da Universidade do Minho, esta visita contou com a participação dos professores Paulo Sampaio, Rui Oliveira, Paulo Mendes, Paulo Martins, João Pedro Mendonça, Vítor Monteiro, Gabriel Pinto, João Monteiro, José Carlos Teixeira, Júlio Viana, Carlos Tavares, Luís Rebouta, Filipe Samuel Silva e Sandro Pinto.

Em Portugal há mais de 40 anos, a Preh encontra-se numa fase de grande expansão, estando previsto o aumento do número de colaboradores nos próximos anos. Uma comitiva da UMinho liderada por Guilherme Pereira visitou a unidade da empresa na Trofa em finais de 2021.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS