Universidade do Minho promove cursos para onze línguas estrangeiras
Terça-feira , Setembro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2582
Principal / Educação / Universidade do Minho promove cursos para onze línguas estrangeiras

Universidade do Minho promove cursos para onze línguas estrangeiras

Universidade do Minho

O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho promove este semestre uma oferta diversificada de formação em línguas, a decorrer nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães).

O plano formativo inclui idiomas como o japonês, coreano, árabe, russo, alemão, espanhol, galego, francês, inglês, italiano, e português Língua Estrangeira (PLE).

As inscrições já estão abertas. Com esta oferta variada, o BabeliUM pretende munir os participantes de mais competências linguísticas, dando a conhecer alguns aspetos das diferentes culturas.

O início das aulas está agendado para a semana do 12 de outubro, prolongando-se até janeiro ou fevereiro, dependendo dos níveis de aprendizagem (A1 a C1) e das modalidades (semestral ou intensivo). Os cursos são lecionados por falantes nativos dos diversos idiomas disponibilizados, com formação e experiência de docência, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e sustentada.

28 anos a ensinar português a estrangeiros

A sessão de abertura do curso anual realiza-se no dia 28 de setembro de 2020, às 10h00, no auditório B1 do Complexo Pedagógico 2, no campus de Gualtar. Nessa sessão, e com a finalidade de harmonizar os grupos de acordo com as capacidades linguísticas em português dos participantes, será aplicado um teste diagnóstico. A formação tem uma componente letiva semanal de 14 horas, acrescida de várias atividades culturais. O curso é lecionado em quatro níveis de aprendizagem e visa dotar os participantes de competências linguísticas, ao mesmo tempo que lhes dá a conhecer aspetos das culturas portuguesa e lusófonas.

Encontram-se igualmente abertas as inscrições para o curso semestral de PLE, lecionado nos campi de Gualtar e de Azurém. Este tem uma componente letiva de seis horas por semana, apresentando cinco níveis de aprendizagem. O teste diagnóstico será feito online até ao dia 13 de setembro e o período de inscrições decorre de 15 a 20 de setembro de 2020.

As formações incluem avaliação e certificação de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL). Para obter mais informações e proceder à inscrição, sugere-se o contacto com o BabeliUM, que tem sede no Instituto de Letras e Ciências Humanas, no campus de Gualtar, os telefones 253604171 e 253601662, o email [email protected]  ou o site www.babelium.ilch.uminho.pt.

A Universidade do Minho é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral. O Instituto de Letras e Ciências Humanas desenvolve, desde 1987, programas cada vez mais diversificados e aprendizagens em diversos formatos. O BabeliUM nasceu a 26 de setembro de 2009, Dia Europeu das Línguas. Além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e das culturas, a entidade presta serviços de tradução, interpretação, legendagem e revisão de textos, não só a nível académico como para a comunidade em geral.