Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
8.9 C
Braga
InícioRegiãoUniversidade do Minho e Município de Chaves organizam encontro nacional de ciência

Universidade do Minho e Município de Chaves organizam encontro nacional de ciência

DR

A Universidade do Minho e o Município de Chaves, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, realizam a 21 e 22 de outubro o II Encontro de Ciência Maria Alves Paiva, que reúne 300 participantes no Centro Cultural de Chaves. Alguns dos melhores cientistas nacionais, como Alexandre Quintanilha, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Zita Martins, João Paiva, Teresa Paiva e Carlos Leal Gomes, vão discutir temas do nosso dia-a-dia. O evento pretende afirmar a ciência e a literacia científica junto da comunidade flaviense e transmontana.

A sessão de abertura é esta sexta-feira, às 15:30, com a presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves, o presidente do Município de Chaves, Nuno Vaz, o presidente da Escola de Ciências da UMinho, José González-Méijome, e a coordenadora da iniciativa e pró-reitora da UMinho, Sandra Paiva. Seguem-se, até às 17:30, duas palestras sobre geologia, história e humanidades.

O programa retoma no sábado, às 9h00, com cinco intervenções sobre a medicina do futuro, o “outono da vida”, a vida extraterrestre, a felicidade e o conhecimento como pilar da democracia. O encerramento é pelas 16h15, com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o vice-presidente do município anfitrião, Francisco Melo, e a coordenadora do evento, Sandra Paiva.

primeira edição deste certame foi a 9 e 10 de novembro em 2018, no mesmo local, com os cientistas Elvira Fortunato e Carlos Fiolhais, entre outros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS