Quinta-feira, Maio 26, 2022
18.6 C
Braga
InícioBragaUniversidade do Minho comemora Dia da Matemática

Universidade do Minho comemora Dia da Matemática

Universidade do Minho

O Centro de Matemática (CMAT) da Escola de Ciências da Universidade do Minho junta-se na segunda-feira às celebrações do Dia Internacional da Matemática e vai organizar o CMAT-Labs Fest, com charadas, exposição, palestras e cursos. A iniciativa vai decorrer até quarta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga, e é também aberta a escolas básicas e secundárias da região.

Aliás, na segunda-feira, das 14:30 às 17:00, os mais jovens vão poder visitar uma exposição interativa, resolver todos os puzzles e enigmas de uma escape room no menor tempo possível e, ainda, participar na construção de um quadro formado por cubos Rubik. De manhã prevê-se palestras para alunos do 12º ano e universitários sobre teta, zeta e os números primos ou sobre matemática e imaginação, entre outros temas.

Na terça-feira, a partir das 09:15, há um “momento matemático”, a apresentação dos cursos da UMinho nesta área, além de conversas com alunos, bolseiros, núcleos de estudantes e ex-alunos no mercado de trabalho. A diretora do CMAT, Irene Falcão, vai também divulgar as bolsas oferecidas por este centro e, após o almoço, a presidente da Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação, Ana Jacinta Soares, explicará a importância desta rede. Segue-se pelas 14:35 uma mesa redonda sobre o papel da Matemática na indústria, com representantes de Accenture, Ageas, DTx, Farfetch, Instituto Nacional de Estatística, Pordata e REN. No final, vão são divulgados os projetos científicos BREUCA e Valor Água, do CMAT.

O programa de quarta-feira inclui três minicursos sobre os softwares LaTeX e Python, a cargo dos núcleos de estudantes de Ciências de Computação (NECC), Estatística (NEUM) e Matemática (NUMERUM). O programa geral do evento está disponível aqui.

Nove cursos superiores na área

O Departamento de Matemática da Escola de Ciências da UMinho disponibiliza as licenciaturas em Ciências de Computação, em Estatística Aplicada, em Matemática e em Ciência de Dados (em aprovação); os mestrados em Estatística para Ciência de Dados e em Matemática e Computação; e os doutoramentos em Matemática Aplicada (das universidades do Minho, Aveiro e Porto), em Matemática e em Matemática e Aplicações (das universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo – rede UNISF).

A UNESCO proclamou em 2019 o Dia Internacional da Matemática, associando 14 de março ao Dia do Pi, que é escrito como 3/14 em alguns países e 3.14 é uma aproximação da constante Pi. Em 2022, a efeméride tem o tema “A Matemática une”. Esta ciência une-nos como seres humanos, ajudando-nos a criar vínculos, a fazer escolhas em política e a relacionarmo-nos de forma sustentável. A Matemática une-nos no tempo e no espaço, permitindo-nos, com a geologia e a astronomia, visitar o passado e modelar o futuro do planeta/universo. Esta ciência está na base de muitos aspetos do dia a dia, como análise de epidemias, inteligência artificial, música digital, videojogos, big data, previsões meteorológicas, divisão justa, modelação de queimadas, foguetes e satélites, design, tomografias, motores de busca, degelo de glaciares, espelhos de telescópios, internet e rede telefónica móvel, entre outros.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS