Universidade do Minho assinala Dia Mundial da Visão
Quinta-feira , Dezembro 3 2020 Periodicidade Diária nº 2654
Principal / Atualidade / Universidade do Minho assinala Dia Mundial da Visão

Universidade do Minho assinala Dia Mundial da Visão

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em parceria com a Rede de Casas do Conhecimento, assinala esta quinta-feira, dia 8, o Dia Mundial da Visão, com uma conferência online sobre informações para cuidarmos dos nossos olhos ao longo da vida.

A sessão decorre das 18h00 às 19h00, em http://videoconf-colibri.zoom.us/j/88280779176, contando com as intervenções de José-Manuel Gonzalez-Méijome, professor catedrático da ECUM e diretor do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental, e de José Salgado-Borges, médico oftalmologista e diretor clínico da ClinSBorges. Os cidadãos interessados podem colocar dúvidas aos dois oradores, que são também embaixadores da Sociedade Internacional de Superfície Ocular e Lágrima.

Segundo dados internacionais, há mais de 280 milhões de pessoas no mundo com deficiência visual e 80% desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce. A cirurgia da catarata é a cirurgia mais frequente no mundo, ao passo que a presbiopia afeta 100% da população a partir dos 50 anos. Estima-se que mais de 5000 milhões de pessoas tenham miopia em 2050.