Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioReportagemUnião de Ferreiros e Gondizalves recebeu 1º Encontro do Conselho Consultivo de...

União de Ferreiros e Gondizalves recebeu 1º Encontro do Conselho Consultivo de Mulheres Autarcas de Braga

© Sandra Antunes

A União Freguesias de Ferreiros e Gondizalves foi palco do 1º Encontro do Conselho Consultivo de Mulheres Autarcas, que juntou mulheres do Partido Socialista de Braga. Neste 1º encontro foi aprovado o Manifesto Concelhio para a Igualdade, resultante da “auscultação de representantes da sociedade civil, através de Conversas para a Igualdade”.

Nesta reunião marcaram presença Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, Palmira Maciel, do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Braga, Artur Feio, presidente da Comissão Política Concelhia de Braga do PS, Liliana Pereira, coordenadora da Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas da Igualdade e Direitos, Claudia Serapicos, militante do Partido Socialista, Gabriela Silva, secretária da União de Ferreiros e Gondizalvese, e Ana Costa, presidente da Assembleia desta União de Freguesias.

Carolina Teixeira agradeceu a presença das mulheres socialistas e de Artur Feio, afirmando que “é um orgulho receber este primeiro encontro” na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves. “É um orgulho receber este primeiro encontro nesta União de Freguesias, primeiro sou ferreirense e segundo porque sou mulher e depois sou Autarca”.

Palmira Maciel reforçou a importância de aumentar o número de mulheres nos cargos políticos e no Governo. “Nós tivemos que insistir para que o Governo faça com que haja mais mulheres na vida da política. Eu continuo a dizer que eu não quero substituir um homem que seja competente. Eu estou consciente, pela vida que já tenho, que as mulheres têm força, determinação e vontade para resolvermos as situações nestes cargos”, explicou.

De acordo com Artur Feio, a presença das mulheres na política em Braga “tornou-se natural”, sobretudo no Partido Socialista. Acho que o contributo que nós demos a todas as que estão aqui presentes foi de tornar natural a presença das mulheres na política, sobretudo no Partido Socialista em Braga. É natural hoje partilharmos momentos de política com as mulheres onde não é nada forçado e elas conseguem dar apoio e a sua opinião com a sua sensibilidade e bom senso”, reforçou.

Por seu turno, Liliana Pereira sublinhou que este encontro “é celebrar a atividade da mulher na vida política”. Esta reunião é celebrar a atividade da mulher na vida política e celebrar a igualdade de género. Temos aqui presente apenas um homem, Artur Feio, mas que já está habituado às nossas reuniões que não são apenas as comissões políticas, mas também os nossos secretariados onde nos reunimos uma vez por mês online por causa da pandemia da Covid-19″, finalizou.

O Dia Mundial da Mulher é celebrado esta terça-feira e a iniciativa pretende “ser o início de uma caminhada pela igualdade e pela valorização do papel da mulher na política e na sociedade”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS