Quinta-feira, Maio 30, 2024
32.3 C
Braga
AtualidadeSaúdeUMinho vai mostrar os seus estudos sobre o Parkinson

UMinho vai mostrar os seus estudos sobre o Parkinson

Iniciativa decorre em Braga a 11 de abril, no Dia Mundial desta doença.

DR

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) e o seu Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) assinalam a 11 de abril o Dia Mundial da Doença de Parkinson. O programa prevê a divulgação do trabalho do ICVS neste âmbito, a partir das 14:00, na sala A1.05 da Escola, sita no campus de Gualtar, em Braga.

A sessão inclui uma mesa-redonda com os investigadores António Salgado e Andreia Castro, além dos médicos neurologistas Miguel Gago (Hospital Sra. da Oliveira, Guimarães) e Margarida Rodrigues (Hospital de Braga), cruzando diversos olhares sobre o tema.

Esta efeméride evoca o dia de nascimento do cirurgião inglês James Parkinson, que descreveu em 1817 a então chamada paralisia agitante. A data visa consciencializar para esta patologia neurológica degenerativa que se manifesta por tremores, lentificação motora, rigidez muscular e por vezes dores, cansaço, depressão e alteração na fala, escrita e memória. Afeta 1% da população mundial acima dos 65 anos e cerca de 20.000 portugueses. Supõe-se ter causa multifatorial e ainda não existe cura, mas há medicamentos que controlam os sintomas e também práticas como fisioterapia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES