Quarta-feira, Maio 22, 2024
12.9 C
Braga
AtualidadeUMinho vai debater armas, clima e segurança das mulheres

UMinho vai debater armas, clima e segurança das mulheres

Programa junta peritos de vários países até quarta-feira, em Braga.

Campus de Gualtar © UMinho

Andrew Feinstein, autor do livro/documentário sobre tráfico de armas “The Shadow World” e antigo conselheiro de Nelson Mandela, intervém esta segunda-feira, às 17:00, nos XLV Colóquios de Relações Internacionais da Universidade do Minho (UMinho).

A iniciativa decorre de 22 a 24 de abril, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, esperando cerca de 300 participantes.

Há diversas personalidades internacionais previstas no programa. Na terça-feira, sobressai às 16:30 a palestra de Ibrahim Al-Marashi, professor de História do Médio Oriente nas universidades estaduais de San Diego e Califórnia San Marcos (EUA) e com vários livros sobre o Iraque e a evolução daqueles territórios.

Para quarta feira há dois destaques. Às 10:00, fala Nesmah Mansoor Ali, cofundadora da Peace Track Initiative e especialista na segurança das mulheres. Às 16:15, é a vez de Joana Vieira da Silva, que liderou a negociação de Portugal na Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima e no Acordo de Paris e tem sido consultora na UE.

Entre os oradores convidados estão ainda nomes como Alexandra Kuimova, Jonata Anicetti, Bruno Martins, António Pinto, Brendan Browne, Lutz Oette, Jeremy Sarkin, Richard Sakwa, Kerry Brown, Mohammad Eslami, Åshild Kolås, Alexandra Magnólia Dias e Diana Soller.

Curso pioneiro no país

Os Colóquios têm o tema “Metamorfose global” e vão analisar a nova realidade na comunidade internacional, como dinâmicas de poder e atores emergentes, causas e repercussões das crises e os constrangimentos da atual ordem mundial. A organização cabe ao Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI) da UMinho, com apoio da Escola de Economia e Gestão, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da EuroDefense, entre outros.

O curso de Relações Internacionais da UMinho é o mais antigo da área em Portugal, tendo ex-alunos a trabalhar em instituições nacionais e globais ímpares, como as Nações Unidas, o Banco Mundial e a OCDE. O CECRI é o núcleo de estudantes mais antigo da UMinho e os seus Colóquios são uma referência, atraindo figuras de todo o mundo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES