Terça-feira, Abril 30, 2024
10.9 C
Braga
EducaçãoUMinho recebeu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de...

UMinho recebeu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de Universidades Europeias

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) acolheu, há dias, no campus de Gualtar, em Braga, a 2.ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias.

Este encontro, onde participaram representantes de 16 universidades e institutos, teve como principal ponto de agenda a definição da criação de um fórum de IES, cuja finalidade é o de promover uma resposta conjunta aos diversos desafios nacionais que são colocados a estas instituições portuguesas, que estão inseridas em contexto de Universidades Europeias.

O evento foi dirigido pelo coordenador institucional da Aliança Arqus na Universidade do Minho, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa e contou com a participação de representantes das IES, num total de 18 integrantes das Alianças. A reunião contou ainda com a participação da Presidente e da Coordenadora da Equipa Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+.

O ponto central da agenda foi a definição do modelo de organização e funcionamento de um fórum de IES. Esse fórum será o espaço para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, além de se configurar como um local para compartilhar boas práticas, possibilitando uma resposta conjunta aos diversos desafios institucionais. O Fórum procurará constituir-se como interlocutor privilegiado das IES que integram alianças europeias com o Governo bem como com entidades portuguesas implicadas na coordenação do ensino superior. Nesta fase de arranque, a liderança do Fórum ficará sob a responsabilidade tripartida da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A Comissão Europeia define as Universidades Europeias como alianças transnacionais, que “abrirão caminho para as universidades do futuro, promovendo os valores e a identidade europeia e revolucionando a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu”, adianta Manuel João Costa.

A UMinho tem desenvolvido um trabalho de relevo na Aliança Arqus, em particular na coliderança das ações centradas no envolvimento dos estudantes, inovação pedagógica e envolvimento dos ecossistemas. As alianças das Universidades Europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades, e a Comissão Europeia tem como ambição expandir, até meados de 2024, esta iniciativa para 60 alianças de universidades europeias envolvendo mais de 500 instituições de ensino superior.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES