Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioEducaçãoUMinho recebeu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de...

UMinho recebeu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de Universidades Europeias

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) acolheu, há dias, no campus de Gualtar, em Braga, a 2.ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias.

Este encontro, onde participaram representantes de 16 universidades e institutos, teve como principal ponto de agenda a definição da criação de um fórum de IES, cuja finalidade é o de promover uma resposta conjunta aos diversos desafios nacionais que são colocados a estas instituições portuguesas, que estão inseridas em contexto de Universidades Europeias.

O evento foi dirigido pelo coordenador institucional da Aliança Arqus na Universidade do Minho, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa e contou com a participação de representantes das IES, num total de 18 integrantes das Alianças. A reunião contou ainda com a participação da Presidente e da Coordenadora da Equipa Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+.

O ponto central da agenda foi a definição do modelo de organização e funcionamento de um fórum de IES. Esse fórum será o espaço para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, além de se configurar como um local para compartilhar boas práticas, possibilitando uma resposta conjunta aos diversos desafios institucionais. O Fórum procurará constituir-se como interlocutor privilegiado das IES que integram alianças europeias com o Governo bem como com entidades portuguesas implicadas na coordenação do ensino superior. Nesta fase de arranque, a liderança do Fórum ficará sob a responsabilidade tripartida da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A Comissão Europeia define as Universidades Europeias como alianças transnacionais, que “abrirão caminho para as universidades do futuro, promovendo os valores e a identidade europeia e revolucionando a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu”, adianta Manuel João Costa.

A UMinho tem desenvolvido um trabalho de relevo na Aliança Arqus, em particular na coliderança das ações centradas no envolvimento dos estudantes, inovação pedagógica e envolvimento dos ecossistemas. As alianças das Universidades Europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades, e a Comissão Europeia tem como ambição expandir, até meados de 2024, esta iniciativa para 60 alianças de universidades europeias envolvendo mais de 500 instituições de ensino superior.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES