Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
EducaçãoUMinho promove a ciência nas escolas do distrito de Braga

UMinho promove a ciência nas escolas do distrito de Braga

A iniciativa prevê a participação de 300 alunos.

© Centro Ciência Viva de Braga

A Universidade do Minho (UMinho) vai promover na sexta-feira, dia 12, o II Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade (IAS), que visa comunicar e promover uma aproximação da Ciência aos estudantes do ensino secundário.

A iniciativa, da responsabilidade das pró-reitoras Sandra Paiva e Teresa Ruão, decorre das 09:30 às 17:00, nos auditórios B1 e B2 do campus de Gualtar, em Braga, e tem entrada livre.

O evento integra comunicações, produções artísticas, workshops e palestras com especialistas e prevê-se a participação de 300 alunos do 9.º ao 12.º anos do distrito de Braga, acompanhados por cerca de 30 professores.

Os trabalhos abrirão com intervenções da pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, da pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, e dos coordenadores dos Embaixadores IAS, os professores Carlos Lima e Rui Batista.

Os projetos apresentados foram desenvolvidos pelos estudantes do ensino secundário em estreita colaboração com professores e investigadores da UMinho e dedicam-se ao tema da Inteligência Artificial & Sustentabilidade aplicada a diferentes contextos e setores. Alguns dos temas tratados incluem, por exemplo, o combate ao desperdício alimentar, a limpeza dos oceanos, as alterações climáticas, os bioplásticos, o espaço e seus satélites, entre outros. Haverá também uma mostra onde estarão patentes posters e produções artísticas dos alunos. E este ano, pela primeira vez, o programa integra workshops sobre a criação de NFTs. A sessão de entrega dos prémios e encerramento está marcada para as 16:00.

Aproximar escolas, municípios e empresas

O projeto IAS integra consultores da UMinho, ou seja, docentes e investigadores que têm interagido com as escolas secundárias ao longo do ano letivo. Alguns deles serão oradores no evento, que inclui as seguintes palestras: Cristina Cerqueira Leal falará sobre Nudges e Inteligência Artificial na promoção de Decisões Financeiras Sustentáveis, Nuno Castro apresentará a comunicação IA e sustentabilidade, Ana Vera Nóbrega tratará o tema A Inteligência Artificial ajuda a identificar plásticos nos oceanos, Marta Lívia Dakovic Silva abordará a temática As perversidades e as alucinações de Inteligência Artificial em nome do ambiente, Sílvia Araújotratará da IA: o superpoder de construir e partilhar conhecimento especializado para uma sociedade mais sustentável e Miguel Rocha partilhará ideias sobre A IA para uma indústria mais sustentável: aplicações na biotecnologia e indústria alimentar.

A segunda edição desta iniciativa conta com o apoio dos municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, bem como da Algorand. O projeto IAS pretende dinamizar atividades entre a UMinho e as escolas, câmaras municipais e empresas do Norte de Portugal, gerando um ambiente de partilha de ideias, de experiências e de práticas, além de estimular o público-pré-universitário para a investigação científica e a oferta formativa desta academia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES