
A Universidade do Minho (UMinho) marcou presença na edição deste ano da European Association for International Education (EAIE) que se realizou na cidade de Roterdão, nos Países Baixos. A UMinho foi uma 24 instituições de ensino superior do país a figurar no pavilhão nacional Study and Research in Portugal. A feira e conferência recebeu este ano mais de 9.000 visitantes e cerca de 200 expositores de mais de 100 países.
Nesta que é a 33.ª edição da EAIE, Portugal fez-se representar, pela segunda vez, num pavilhão institucional conjunto para promover a internacionalização do Ensino Superior português na Europa e demais continentes. A UMinho esteve representada neste evento por Ana Esteves, diretora da Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI) e Natália Antunes, técnica superior da mesma Unidade de Serviços. No terceiro dia da conferência, Natália Antunes participou numa Ignite Session subordinada ao tema “New experiences in Erasmus + and European University Alliances”, com uma apresentação em torno dos “maiores desafios a desenvolver, coordenar e implementar os projetos KA171”, financiados pelo Programa Erasmus+. Nesse mesmo dia, à tarde, Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, participou no painel “Politics and policies of internationalisation: Ministers’ views”, visitando em seguida o Pavilhão Nacional, juntamente com Clara Nunes dos Santos, Embaixadora de Portugal nos Países Baixos e Piet Van Hove, presidente da EAIE.
Fundada em 1989, a EAIE assume-se como o centro europeu de conhecimento, networking e recursos na internacionalização do ensino superior. Neste ano, à semelhança dos anteriores, o evento congrega atividades de formação, workshops, seminários e conferências e simultaneamente decorre uma feira de instituições, organizações e empresas que atuam nas áreas da educação e internacionalização. Todos os anos a EAIE é realizada numa grande cidade europeia, sendo Toulouse, em França, a cidade de acolhimento no próximo ano.