Domingo, Julho 25, 2021
15.9 C
Braga
InícioEducaçãoUniversidade do Minho organiza I Jornadas Internacionais em Educação Literária

Universidade do Minho organiza I Jornadas Internacionais em Educação Literária

Universidade do Minho

A comissária do Plano Nacional da Leitura 2027, Teresa Calçada, abre esta quinta-feira, dia 22, às 14:00, as I Jornadas Internacionais em Educação Literária da Universidade do Minho, que decorrem online e juntam 35 oradores de Brasil, Cabo Verde, Espanha e Portugal. A iniciativa é organizada pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, entre outros parceiros, e prolonga-se até esta sexta-feira, Dia Mundial do Livro.

O livro infantil enquanto “vacina” lúdico-informativa, familiar e de inclusão é um dos temas previstos, bem como a leitura no colo e no recreio, o uso nas aulas de filmes inspirados em livros, o ler em grupo na empresa, os piqueniques literários, a partilha da escrita de uma obra ou o trabalho de autores como Eugénio de Andrade, Germano Almeida e Matilde Rosa Araújo.

A sessão de abertura das Jornadas conta, além de Teresa Calçada, com a diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), Aida Alves, a vereadora bracarense Lídia Dias, o responsável do Plano Local de Leitura, Fernando Azevedo, a diretora do CIEC, Graça Carvalho, o presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Leandro Almeida, e a representante da organização, Sara Reis da Silva.

Às 15:45, destaca-se uma mesa redonda com Isabel Marques e Ana Cordeiro, respetivamente do Plano Nacional de Leitura de Portugal e de Cabo Verde; Alda Bernardes, da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente; Sofia Jorge Ferreira, da Fundação Aga Khan; Aida Alves, da BLCS; e Cândido Martins e Luísa Magalhães, ambos da Universidade Católica.

O programa tem o mote “Acordar a Primavera!” e é promovido pelo CIEC, pela Rede de Bibliotecas de Braga, pela BLCS e pelo Grupo Literalise da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS