UMinho lança Prémio de Iniciação na Investigação Científica
Quinta-feira , Novembro 26 2020 Periodicidade Diária nº 2647
Principal / Atualidade / UMinho lança Prémio de Iniciação na Investigação Científica

UMinho lança Prémio de Iniciação na Investigação Científica

A Universidade do Minho (UMinho) tem abertas até 30 de abril as candidaturas à primeira edição do Prémio de Iniciação na Investigação Científica.

A iniciativa visa permitir que estudantes de licenciatura e dos três primeiros anos dos mestrados integrados da UMinho se envolvam em contextos reais de investigação científica, trabalhem em equipas que lidam com conhecimento novo e relevante, tenham a supervisão de investigadores reconhecidos e, ainda, aprofundem o seu interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros para os selecionados.

Esta primeira edição conta com 40 projetos apresentados por 14 centros de investigação ligados a nove Escolas/Institutos da UMinho, podendo ser consultados em www.gap.uminho.pt. Os estudantes interessados em associar-se a um projeto devem demonstrá-lo junto do respetivo centro de investigação ou conselho pedagógico.

Entre os temas a abordar inclui-se, por exemplo, a evolução dos microplásticos na costa litoral, a multiculturalidade na influência de decisões judiciais, testes terapêuticos para Alzheimer e síndrome de Down, estilos de vida saudáveis na infância, a reutilização de resíduos de construção e demolição, a emocionalidade dos emojis na comunicação, a presença do coronavírus no Twitter, os comportamentos de risco na condução automóvel e a análise de discursos de ódio.

Os estudantes participantes vão produzir um relatório final e fazer a apresentação pública do seu trabalho realizado previsivelmente em janeiro de 2021. A iniciativa é coordenada pela vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite, e pelo pró-reitor para a Investigação e Projetos, Filipe Vaz.