Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
14.2 C
Braga
InícioAtualidadeUMinho apresenta estudo sobre violência doméstica e contra as mulheres em Portugal

UMinho apresenta estudo sobre violência doméstica e contra as mulheres em Portugal

DR

O Centro de Investigação em Psicologia da UMinho (CIPsi) apresenta, esta sexta-feira, os resultados de um estudo nacional sobre a violência doméstica e contra as mulheres. O trabalho, coordenado por Mariana Gonçalves e financiado pela Fundação “la Caixa”, vai ser conhecido pelas 10:00, numa conferência no Mosteiro de Tibães, em Braga. Esta iniciativa decorre na véspera do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A sessão de abertura conta com a vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda, o coordenador do Mosteiro de Tibães, Paulo Oliveira, o presidente da Escola de Psicologia da UMinho, Miguel Gonçalves, e a investigadora Mariana Gonçalves, que vai depois detalhar o seu projeto “Exploring intersectionality of violence against women and domestic violence: needs, impact and services effectiveness”.

Novo livro sensibiliza crianças

Ao longo do dia estão previstos oradores de diversas áreas, como da GNR, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima ou do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado. O objetivo é abordar experiências de vitimização numa perspetiva interseccional, mas também as respostas de apoio, incluindo desafios e necessidades de serviços e profissionais, a partilha de boas práticas e momentos de networking.

Na agenda destaca-se ainda, às 14:00, o lançamento do livro “O meu corpinho eu protejo com carinho”, das psicólogas Aline Pozzolo Batista e Mariana Gonçalves, que visa sensibilizar os mais novos para o tema.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES