Quarta-feira, Maio 18, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaSYnergia inaugura exposição em Braga com utentes do Centro de Convívio Sénior...

SYnergia inaugura exposição em Braga com utentes do Centro de Convívio Sénior de Real

© SYnergia

A SYnergia inaugurou esta quinta-feira, no Centro de Artes e Desporto Inclusivo, em Braga, a exposição “Visões de Felicidade”. O projeto foi realizado em conjunto com os utentes do Centro de Convívio Sénior de Real e vai estar patente no espaço da SYnergia Braga até ao final do mês de maio.

Composta por dez telas, esta exposição apresenta diferentes visões e perspetivas de felicidade dos utentes do Centro de Convívio Sénior de Real. A família e a natureza são alguns dos temas de destaque nestas “Visões de Felicidade”, como mostram os cerca de 20 utentes que marcam presença nesta exposição.

Presente na inauguração, o presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, Francisco Silva, refere que esta parceria foi uma mais-valia para o centro. “Uma mais valia devido aos próprios voluntários serem de outros países, portanto, em termos de culturas e esta dinamização de atividades que, muitas vezes, nós nem sequer pensamos que existem”, explica.

“As ‘Visões da Felicidade’ é exatamente isto. O Centro funciona como um espaço que eles já transformaram quase numa grande família”, acrescenta o representante. “É este tipo de dinâmicas que, para nós, são uma mais valia, com o envelhecimento proativo, a ocupação do tempo que muitas vezes era passo em casa em isolamento. Foi contra isto que nós lutámos desde o início e esse era o principal objetivo deste projeto, que eu acho que conseguimos atingir”, refere.

“A SYnergia Portugal procura muito isso e esta questão é fundamental para nós, de encontrar parceiros que trabalhem esta questão sénior que se trabalha em Real”, adianta também Ricardo Sousa, em representação da SYnergia Portugal. “Queremos mostrar a estes jovens que vêm de fora uma forma diferente de trabalhar com a terceira idade e a intergeracionalidade, que, no fundo, é preparar estas futuras gerações. Esta aproximação de gerações é fundamental nos dias que correm e, se conseguirmos, mais do que aquilo que temos feito, que é, através das artes, este trabalho em conjunto, o sucesso está à vista, nota-se, ouve-se na felicidade deles nestes momentos”, diz ainda.

Foram 40 dias de trabalho em conjunto que resultaram numa exposição. “Só isso também já mostra que vale a pena e que este programa Erasmus faz todo o sentido para unir estes diferentes países, ainda mais agora”, finaliza Ricardo Sousa.

Esta é a segunda exposição do ano a ser inaugurada no Centro de Artes e Desporto Inclusivo, que se pauta como um local de excelência para a dinamização de atividades culturais e recreativas, bem como desportivas, sociais e ambientais. Entre janeiro e março, esteve patente a exposiçaõ “30 Direitos, 30 Percursos”, que se juntou também a SYnergia Portugal Departamento de Comunicação [email protected] outras que já estiveram no espaço em 2021. A atual exposição que celebra o Dia Mundial da Felicidade está patente no CADI até ao final do mês de maio.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS