Sexta-feira, Abril 19, 2024
25.6 C
Braga
RegiãoGuimarãesSupercomputador instalado na UMinho é inaugurado esta quarta-feira em Guimarães

Supercomputador instalado na UMinho é inaugurado esta quarta-feira em Guimarães

© UMinho

O Deucalion, supercomputador instalado na UMinho, é inaugurado esta quarta-feira. Com capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo, o Deucalion visa acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios.

Inteligência artificial, medicina personalizada, design de fármacos e novos materiais, observação da Terra e oceanos, combate às alterações climáticas e fogos, criação de smart cities, ordenamento do território, mobilidade e veículos autónomos são alguns exemplos.

Este projeto conjunto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da empresa comum europeia EuroHPC, com a colaboração da Universidade do Minho, representa um investimento de 20 milhões de euros.

O supercomputador será acessível à comunidade académica e de investigação, às empresas e à administração pública. A FCT irá lançar concursos de acesso a esta infraestrutura e estão igualmente previstos programas específicos de apoio a PME.

O Deucalion vai ficar instalado na Universidade do Minho (no campus de Azurém, em Guimarães) e a sua operação será assegurada pelo futuro Centro Nacional de Computação Avançada, uma nova entidade que irá administrar este novo e importante recurso do país.

A inauguração do supercomputador Deucalion realiza-se às 14:30, na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no campus de Azurém, em Guimarães. A sessão conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES