Terça-feira, Junho 18, 2024
20.1 C
Braga
BragaStartup Braga captou mais de 430 milhões de euros de investimento em...

Startup Braga captou mais de 430 milhões de euros de investimento em nove anos

© InvestBraga

A Startup Braga tem trilhado um caminho de crescimento e, em 2022, viu a sua comunidade ser reforçada com mais 14 startups, face a 2021, contando agora com uma rede de cerca de 185 empresas tecnológicas emergentes. No último ano, o hub de inovação da InvestBraga conseguiu, também, atrair mais investidores nacionais e internacionais, o que resultou na captação de cerca de 25 milhões de euros por parte da comunidade. Desde 2014, ano de lançamento da Startup Braga, já são mais de 430 milhões de euros em financiamento acumulados.

“Até ao final de 2022, o hub viu reforçada a sua credibilidade e influência internacional ao receber candidaturas para os seus programas provenientes das mais variadas geografias”, refere o diretor da Startup Braga, Luís Rodrigues, sublinhando que o espaço instalado no edifício gnration acolhe “projetos com perfis muito diferentes e em estágios de desenvolvimento heterogéneos, mas sempre com um caráter altamente inovador”.

As startups têm conseguido ligar-se à rede da Startup Braga de Business Angels e Venture Capitalists nacionais e internacionais, quer por via do estabelecimento de contactos diretos, quer através do desenvolvimento de iniciativas como as investors meetings e eventos como o Unique Summit, promovido pela Global StartupCities (projeto apoiado pela Comissão Europeia).  Só esta última iniciativa, que decorreu em Braga no último ano, contou com mais de 800 participantes, provenientes de cerca de 40 ecossistemas de inovação da Europa, Ásia, África e América, que debateram sobre os desafios de inovação em áreas como a saúde, agrotech, clima, mobilidade ou sports tech. 

“Os investimentos angariados servem para que as startups alavanquem o desenvolvimento dos seus produtos, a expansão e penetração em mercados internacionais e fortaleçam as equipas do ponto de vista de recursos humanos. Desde 2014, as startups apoiadas pela Startup Braga ultrapassaram os 1.800 postos de trabalho criados”, avança Luís Rodrigues.

“É de sublinhar também que o apoio à criação de startups tem tido um impacto positivo na cidade, uma vez que muitas delas têm vindo a crescer, a contratar e a ocupar escritórios, disseminando por vários pontos da cidade a presença de empresas de forte cariz tecnológico, contribuindo para fixar em Braga centenas de jovens qualificados”, acrescenta o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva.

Para o sucesso da atividade da Startup Braga, tem contribuído a rede de mais de 100 mentores e especialistas que se disponibilizam para ajudar as equipas. Há, ainda, programas intensivos, como a School of CEOs – em parceria com a UMinhoExec -, que já capacitou mais de 100 empreendedores em diferentes áreas da gestão. 

Já os programas de pré-aceleração, aceleração e incubação contaram, em 2022, com 80 candidaturas. Além destes programas estruturantes para a sua atividade, a Startup Braga promoveu, ainda, um vasto leque de iniciativas, como palestras corporativas, masterclasses, sessões dedicadas ao mundo tecnológico ou encontros com investidores.

8.º Programa de Aceleração em curso

A Startup Braga tem, atualmente, a decorrer a 8.ª Edição do seu Programa de Aceleração e está a apoiar dez startups no desenvolvimento e validação dos seus modelos de negócio. O programa conta com oito bootcamps que abordam diferentes temáticas e áreas do desenvolvimento de um negócio e que ajudarão os empreendedores a escalar as suas soluções para novos mercados e captar investimento. O programa termina com o Demo Day, no dia 22 de junho, momento em que as startups são convidadas a apresentar o seu pitch final a uma audiência composta pelos principais stakeholders do ecossistema empreendedor e de inovação. O projeto com melhor avaliação no seu pitch final receberá um prémio monetário no valor de 20 mil euros.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES