Segunda-feira, Setembro 27, 2021
18.3 C
Braga
InícioCulturaSetembro chega com mais de uma dezena de espetáculos em Barcelos

Setembro chega com mais de uma dezena de espetáculos em Barcelos

© CM Barcelos

Setembro chega a Barcelos com muitas novidades ao Theatro Gil Vicente e a alguns dos mais icónicos espaços municipais. Depois de um mês com a programação cultural a acontecer, em grande medida, na Frente Ribeirinha, as portas do Theatro Gil Vicente voltam a abrir com uma agenda eclética e pensada para abranger diversos públicos.

São 11 os espetáculos propostos pelo Município de Barcelos para o mês que se segue. Do cinema ao stand up comedy, da música à dança, sem esquecer exposições e serviço educativo. Razões não faltarão para um setembro na companhia da cultura e das artes.

O Festival Jazz ao Largo vai para a sexta edição e traz consigo um programa que se estende ao longo de quatro dias. Começa a 9 de setembro, com a pianista italiana Rita Marcotulli, para um concerto no Largo Dr. Martins Lima, às 22:00. No dia seguinte, o mesmo local fica reservado para o saxofonista britânico Andy Sheppard, que trará a cena, também às 22:00, o seu novo projeto – Costa Oeste – para o qual convidou o guitarrista Mário Delgado, o contrabaixista Hugo Carvalhais e o baterista Mário Costa. No dia 11, será a vez de Paulo Mesquita protagonizar um workshop, às 15:00, com destaque para as várias áreas em que o multi-instrumentista está envolvido, desde dança, teatro, cinema e música ao vivo. Duas horas depois, às 17:00, será apresentado o resultado do workshop com um concerto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os mais pequenos não ficam de fora da programação e a manhã do dia 12 irá permitir um contacto entre a primeira infância e o jazz. O Jazzyababum divide-se em duas sessões: às 10:00 e às 11:30.

A fechar o Jazz ao Largo, dia 12, Luís Vicente Trio atua no Claustro da Câmara Municipal de Barcelos, às 17:00, numa simbiose entre Luís Vicente, no trompete, Gonçalo Almeida, no contrabaixo, e Pedro Melo Alves, na bateria. Ao longo do Festival, o Theatro Gil Vicente recebe a exposição “Interlúdios”, de João Sousa.

Todos os espetáculos do Jazz ao Largo são de entrada gratuita, mas a reserva de bilhete é obrigatória e poderá ser feita no próprio Theatro Gil Vicente, em gilvicente.bol.pt ou em [email protected], em todos os espaços culturais parceiros do Quadrilátero Cultural ou através do 253 809 694.

O cinema também está de regresso em setembro com a película “A Rapariga da Mala”, de Valerio Zurlini. A sessão, no âmbito do Cineclube ZOOM, acontece dia 14, às 21:30. A entrada tem um custo de 3,5 euros, sendo gratuita para sócios da ZOOM. Tem também desconto para portadores do Cartão Quadrilátero ou do Cartão Barcelos Jovem.

O humor é outra das novidades para o mês que se segue. No dia 17, às 22:00, o humorista John Mendes apresenta o espetáculo de stand up comedy “Irritações”, baseado num rúbrica online com o mesmo nome. A sessão tem um custo de quatro euros.

No dia seguinte, haverá dança no Theatro Gil Vicente, com “eMOTIONs”, de Sofia Sarmento. A apresentação terá início às 21:30 e um custo também de quatro euros.

No dia 25 de setembro, às 22:00, para o espaço cénico está reservada a apresentação de “Transfigurado”, resultado de uma residência artística, inspirada no Figurado de Barcelos e baseada no Mapeamento Cultural e Artístico de Barcelos, promovido pelo Município de Barcelos. “Transfigurado” foi concebido pelo ciclo de concertos Jazz ao Largo, em articulação com o serviço educativo do triciclo. A entrada é gratuita.

A encerrar, dia 30, o Museu de Olaria recebe “Acid Acid”, do radialista Tiago Castro pelas mãos do triciclo, às 22:00. A entrada tem um custo de três euros, havendo desconto para portadores de Cartão Barcelos Jovem.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS