Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
9.5 C
Braga
InícioBragaSeminários e conferências sobre o setor agrícola na 55ª edição da AGRO

Seminários e conferências sobre o setor agrícola na 55ª edição da AGRO

© InvestBraga

O futuro do ensino agrário em Portugal, a transição digital associada à agricultura ou a bioeconomia. Estes são alguns dos temas que vão ser discutidos nos seminários e conferências que constam da programação da 55ª edição da AGRO, Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorre entre 30 de março e 2 de abril no Altice Forum Braga.

No primeiro dia do evento, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte inaugura as tertúlias, trazendo para cima da mesa uma reflexão sobre a modernização administrativa de sistema de recolha e tratamento de informação associados à agricultura. No mesmo dia, a Associação Florestal de Portugal (FORESTIS) chama especialistas para uma conversa sobre a inovação e serviços de aconselhamento técnico aos produtores florestais, enquanto a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo traz à feira uma discussão sobre bioeconomia no contexto do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). “Resíduos zero: um selo de futuro” é a questão que a AGROTEC vai lançar, ainda, no dia da inauguração do certame.

No segundo dia da AGRO, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) vai trazer a discussão a renovação geracional no setor agrícola. Por outro lado, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) discute o futuro do ensino agrário no país.

Ainda na sexta-feira, 31 de março, o Colégio de Engenharia Agronómica do Norte, o Colégio de Engenharia do Ambiente e Engenharia Florestal e a Delegação Distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros organizam uma conferência sobre os desafios que a Xylella Fastidiosa traz para o setor agroflorestal, a Associação Florestal do Cávado e o Município de Braga dão a conhecer a plataforma BUPi (Balcão Único do Prédio) e a Bayer Dekalb e Monseeds apresenta uma jornada sobre a campanha do milho deste ano.

Neste dia, a AGRO vai, ainda, ser palco da primeira reunião anual de primavera dos secretários técnicos dos livros genealógicos, numa organização conjunta da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária com a Federação Nacional das Associações de Raças Autótones (FERA). Já a Associação de Jovens Agricultores de Portugal vem a Braga apresentar o “Laboratório Vivo da Agricultura 4.0”, nos primeiros dois dias do evento.

Todos os seminários e conferências estão abertos ao público em geral e têm entrada gratuita. 

Workshops animam fim de semana

O fim de semana da AGRO, 1 e 2 de abril, vai ter um carácter mais lúdico, com concursos pecuários, atuações musicais, workshops e showcookings sem parar. Destaque para os workshops proporcionados pela Quinta Pedagógica de Braga e o Leroy Merlin sobre sementeiras, hortas verticais e dicas para um sistema de rega eficiente, mas também para a sessão, a 1 de abril, promovida pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sobre enxertia de árvores de fruto. A iniciativa terá orientação do professor Raúl Rodrigues.

Os ingressos para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket.  A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES