Quinta-feira, Junho 6, 2024
27.7 C
Braga
BragaSemana da Biotecnologia junta cientistas, profissionais e estudantes em Braga

Semana da Biotecnologia junta cientistas, profissionais e estudantes em Braga

Semana da Biotecnologia vai acontecer de 20 a 25 de maio, no Forum Braga.

© Forum Braga

Reunir num mesmo espaço o melhor da investigação da indústria e do ensino nas áreas da Biotecnologia e Bioengenharia para debater o presente e o futuro destes dois campos interdisciplinares. É este o objetivo da EXPOBIOTEC – Semana da Biotecnologia de Braga 2024, que vai acontecer de 20 a 25 de maio, no Forum Braga, promovida pelo Centro de Engenharia Biológica (CEB), Departamento de Engenharia Biológica (DEB), da Universidade do Minho, e Município de Braga.

A EXPOBIOTEC 2024 pretende, deste modo, promover a partilha de conhecimentos, experiências e perspetivas diversas sobre as áreas da Biotecnologia e da Bioengenharia entre investigadores, estudantes e profissionais da indústria. A participação de empresas do setor surge como uma oportunidade para a promoção de parcerias empresariais, criação de talento e promoção de programas de sustentabilidade.

O evento terá início na segunda-feira, dia 20 de maio, com a abertura da EXPOBIOTEC e a inauguração do BioTecFoto, um concurso cujo objetivo principal é apresentar a atividade científica desenvolvida no Centro de Engenharia Biológica, na área de Biotecnologia e Bioengenharia, sob a perspetiva individual de cada um dos participantes.

O momento de abertura será seguido por uma apresentação sobre o Projeto IBEROBIO, que visa consolidar o setor biotecnológico ibérico e da Plataforma para “Atração de talentos”, terminando o dia com um debate sobre “O impacto da Biotecnologia no Norte de Portugal e Galiza – onde estamos e para onde vamos”, que contará com a participação de várias empresas do setor.

Na terça-feira, 21 de maio, o Centro de Engenharia Biológica abre portas para acolher visitas no âmbito da apresentação dos Projetos em curso, uma oportunidade para a comunidade académica, empresarial e público em geral conhecerem de perto o trabalho inovador desenvolvido no CEB, servindo para aumentar a consciencialização sobre a importância da investigação nacional e promovendo a partilha de conhecimento entre todos.

Outro momento desta semana científica e tecnológica é a visita à Norte Empresa – Perfume & Cosmetics Manufacturer, no dia 22 de maio, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas e tecnologias utilizadas na indústria da perfumaria e dos cosméticos. Ainda durante o dia, de regresso ao Forum Braga, realiza-se a sessão “From Lab to Market: Navegando o Caminho da Inovação à Comercialização” e Speed Meetings

No dia 23, tem lugar mais uma ação focada na colaboração entre a indústria e a universidade através de várias palestras, as Biotech Meetings. Ao longo do dia serão realizadas diversas apresentações e reuniões breves com a presença de responsáveis de mais de uma dezena de empresas e entidades científicas.

No dia 24 de maio, ocorrem duas mesas redondas “Biotecnologia: de Braga para o Mundo” e “Hub da Biotecnologia do Norte: políticas e mecanismos de promoção” em que se pretende conversar acerca dos desafios e oportunidades da biotecnologia na zona Norte.

A EXPOBIOTEC – Semana da Biotecnologia integra a Semana da Economia de Braga, uma iniciativa promovida pela InvestBraga, em colaboração com o Município de Braga, focada na “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento”, que reflete a dedicação da cidade às estratégias de desenvolvimento empresarial e acontece de 20 a 25 de maio, no Forum Braga.

Mais informação e programa aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES