Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosSecretário de Estado Eduardo Pinheiro visita Centro de Vacinação de Barcelos

Secretário de Estado Eduardo Pinheiro visita Centro de Vacinação de Barcelos

CM Barcelos

Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, acompanhado pelo secretário de Estado da Mobilidade e coordenador regional para a gestão da pandemia, Eduardo Pinheiro, visitou, esta quinta-feira, o novo centro de vacinação contra a Covid-19, que está a funcionar há cerca de um mês no pavilhão do Colégio La Salle, em Barcelinhos.

No final da visita, o coordenador regional para a gestão da pandemia salientou os esforços desenvolvidos pelo Município de Barcelos na criação das melhores condições possíveis para a vacinação. “É um processo complexo, que envolve muitos intervenientes e temos aqui, em Barcelos, mais um bom exemplo de uma parceria entre a administração local, no caso a Câmara Municipal de Barcelos, e a administração central, e o resultado é evidente: a ocupação nos nossos hospitais é hoje muito mais baixa e, depois de vacinadas as populações mais frágeis, estamos já a alargar a outras faixas etárias”.

Eduardo Pinheiro destacou, ainda, as condições disponibilizadas no centro de vacinação de Barcelos, dizendo que, “graças ao esforço da autarquia, que tem dado um contributo exemplar, em colaboração com o ACES Cávado III e a ARS Norte, Barcelos tem um espaço com todas as condições de comodidade e higiene”.

Miguel Costa Gomes também destacou o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação e o empenho de todos os profissionais envolvidos. “O pavilhão do Colégio La Salle oferece as necessárias condições para que o distanciamento social seja cumprido. É de realçar o empenho de todos, não só na vacinação, mas também no encaminhamento e acompanhamento de quem vem ser vacinado. Este é um processo fundamental no combate à pandemia, na medida em que permite atingir a imunidade de grupo e, com isto, chegar, o mais rápido possível, à normalidade”, frisou o autarca.

A acompanhar a visita esteve também o diretor do ACES Cávado III, Barcelos/Esposende, Fernando Ferreira, que apelou ao cumprimento das regras estabelecidas. “O processo de vacinação desta envergadura é um processo complexo que necessita do cumprimento de objetivos, metas e, sobretudo, das regras de acesso e o respeito pelo cumprimento do agendamento”, disse.

Numa altura em que estão a ser vacinadas, em média, cerca de duas mil pessoas por dia, em Barcelos, existe a expectativa que o número de inoculações diárias atinja um pico de 12.800 em julho. Esta quarta-feira, por exemplo, foram vacinadas 2.250 pessoas.

Até ao dia de ontem, o centro de vacinação de Barcelos tinha já administrado a primeira dose a 38.656 pessoas e a segunda a 14.312 utentes, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 27,49%, para a primeira dose, e 11,68%, para a segunda.

Considerando a população acima dos 15 anos, Barcelos precisa, ainda, de vacinar 107.438 utentes com a primeira dose e 127.897 com a segunda. No entanto, estes números poderão ser variáveis, conforme a vacina a utilizar, já que a da Janssen, por exemplo, implica apenas uma inoculação.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS