Sábado, Junho 22, 2024
24.5 C
Braga
BragaSão João de Braga vai ter dez dias de festa

São João de Braga vai ter dez dias de festa

© Associação de Festas de São João de Braga

O São João de Braga vai ter dez dias de festa. As maiores sanjoaninas do país vão realizar-se de 16 a 25 de junho. O anúncio foi feito a quatro meses das festividades, no evento “São João Hoje”, que serviu para ouvir a reinterpretação do cancioneiro sanjoanino e homenagear os voluntários que colaboram nas festas municipais.

As bandas filarmónicas vão assumir o protagonismo nas festas municipais, numa clara homenagem ao património sanjoanino. “Este ano, o mote é-nos dado pelas bandas filarmónicas, numa homenagem ao trabalho que a única banda filarmónica de Braga tem feito em prol da cultura sanjoanina – a Banda Musical de Cabreiros”, avança Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, à margem do evento que decorreu esta sexta-feira, no Auditório do Conservatório Bomfim.

Para os dez dias das festas deste ano, a organização garante um programa que voltará a ultrapassar a fasquia das 250 horas, envolvendo mais de 200 instituições, num exercício que apela à conciliação entre a programação religiosa e profana, entre a cultura popular e a erudita.

Firmino Marques destaca que “as festas voltam, assim, a repetir a fórmula ao serem feitas de todos e para todos, proporcionando momentos únicos para todos, sejam eles miúdos ou graúdos, de Braga ou provenientes de outras cidades ou países”.

Envolvendo mais de 10 mil pessoas, entre organização, voluntários e equipas das entidades envolvidas, as festas do São João em Braga prometem trazer milhares de pessoas ao epicentro das festas bracarenses.

“As festas de São João de Braga não resultam de um trabalho solitário, bem pelo contrário. Os 10 dias de festa só são possíveis graças ao envolvimento de um grupo vasto de instituições, mas também de centenas de voluntários, que homenageamos a quatro meses do dia de São João”, acrescenta Firmino Marques.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES