São João de Braga e Gigantones e Cabeçudos apurados para as 7 Maravilhas da Cultura Popular
Sábado , Setembro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2579
Principal / Cultura / São João de Braga e Gigantones e Cabeçudos apurados para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

São João de Braga e Gigantones e Cabeçudos apurados para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

O São João de Braga e os Gigantones e Cabeçudos são dois dos sete candidatos do distrito de Braga que irão disputar uma das finais regionais do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

A Banda Plástica de Barcelos, o Figurado de Barcelos, a Lenda do Galo de Barcelos, a Filigrana da Póvoa de Lanhoso e os Lenços de Namorados de Vila Verde são os restantes candidatos do distrito de Braga.

Do concelho, ficaram de  fora o Balão de São João , a Dança do Rei David “Mourisca”, as Ervas de Cheiro, a Procissão de São João e a Procissão da Burrinha, que integravam a lista das 504 candidaturas recebidas.

Organizado pelas 7 Maravilhas de Portugal, esta edição dedicada à Cultura Popular, terá 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho para apurar os 20 vencedores através do voto popular.

Haverá ainda um programa de repescagem no dia 16 de agosto, em que o voto popular irá decidir quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Posteriormente, estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto.

No dia 5 de setembro será realizada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular na RTP.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.