Segunda-feira, Abril 22, 2024
20.6 C
Braga
ReportagemSalão Multiusos da Sé vai ser palco do 7.º Festival Rally Slot...

Salão Multiusos da Sé vai ser palco do 7.º Festival Rally Slot de Braga

© Sandra Antunes

O salão Multiusos da Junta de Freguesia da Sé recebe, no próximo sábado, dia 16 de dezembro, o 7.º Festival Rally Slot de Braga, que consiste na corrida de minimodelos e pista elétrica.

Organizada pelo Clube Slot de Braga com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, a competição desportiva irá decorrer ao longo de todo o dia com participantes portugueses e espanhóis.

Em conferência de imprensa, Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, deixou o convite à população para assistir ao festival. “É uma iniciativa que a nossa União de Freguesias vai abraçar pela terceira vez. Costumo estar presente e é engraçado ver adultos a viverem experiências de crianças, ou melhor dizendo, são crianças com alguma idade que se divertem com os brinquedos que outrora nós tivemos. É precisamente por isso que eu lanço o repto a todos os bracarenses e a todos os que me estão a ouvir para aparecerem este fim de semana no nosso Auditório da Junta de Freguesia da Sé, onde se vai realizar este festival”, referiu o autarca.

O presidente relembrou que esta modalidade “é um desporto e uma terapia”. “É uma delícia ver estes jovens a competirem com um comado na mão e estamos a falar de pessoas de todos os estratos sociais”, disse.

Luís Pedroso falou ainda sobre a importância de apoiar o associativismo nas freguesias para “estimular as pessoas”. “Se as Juntas e Uniões de Freguesias não ajudarem as associações, elas morrem. No pós-covid, ainda há associações que ainda não ressurgiram porque muitas pessoas acomodaram-se com outras rotinas. Tudo o que seja para estimular a parte cognitiva, devemos apoiar-los”, reforçou o autarca.

© Sandra Antunes

Por seu turno, Jorge Reis, membro do Clube Slot de Braga, falou sobre a realização desta prova onde poderá ter público a assistir. “Este Campeonato Regional é organizado pelo Clube Slot de Braga e tem um total de onze provas, terminando esta prova no festival. Vamos ter cinco categorias, duas de manhã e três à tarde, que são as provas rainhas. Conto com o presidente da Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade e com o vereador da Câmara Municipal de Braga para fazer a abertura da prova porque são adeptos do associativismo em Braga e são um grande exemplo para toda a nossa sociedade. Contamos com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que nos cede um espaço condigno para esta prática da modalidade, ou seja, podemos ter público para assistir às nossas provas porque na nossa sede não conseguimos. Aqui podemos partilhar este gosto, cativar jovens e, acima de tudo, podemos desenvolver a modalidade”, sustentou.

A prova contará com a presença de convidados vindos de Ourense, Vigo e Porto. “Tivemos a correr num campeonato que ao todo teve 288 candidatos. Fui representante da comunidade da Catalunha, na comunidade de Valadolid e o José Emílio foi o responsável pela comunidade de Ourense, onde tivemos uns bons resultados. Fica aqui lançada mais uma pedra para este sétimo festival, que acho que vai ser um grande sucesso”, finalizou.

© Sandra Antunes

O evento desportivo à escala 1/32 pretende celebrar o rally slot com diversas categorias em competição, numa prova com um dia de duração. O evento irá decorrer a partir das 10:30 e contará com um almoço de confraternização entre os participantes. No final da prova serão entregues os troféus do Campeonato Regional de Rally Slot de Braga 2023.

O Clube Slot de Braga existe desde 1976 e dedica-se à organização de corridas de minimodelos de pista elétrica à escala 1/32. Atualmente conta com uma pista permanente de velocidade na Praceta Amândio Ferreira Pinto, n.º 18, Gualtar.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES