Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
12.9 C
Braga
InícioBraga"Sabores na Praça" é o novo programa gastronómico do Mercado Municipal de...

“Sabores na Praça” é o novo programa gastronómico do Mercado Municipal de Braga

© CM Braga

“Sabores na Praça” é o nome do programa gastronómico apresentado esta quinta-feira na Praça – Mercado Municipal de Braga. Esta iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal e a Escola Profissional Profitecla com o objetivo de reforçar a formação dos alunos dos cursos de Cozinha e Restauração/Bar e, ao mesmo tempo, dar vida àquele equipamento municipal situado no coração da cidade.

Na apresentação da iniciativa, a vereadora Olga Pereira explicou que o projeto se enquadra na estratégia que a Autarquia pretendia desenvolver na Praça de forma mais assídua. “Com o ‘Sabores na Praça’ estão criadas as condições para uma perfeita interação entre aquilo que se espera, por um lado, com a formação dos alunos e, por outro, com os produtos e com os vendedores no mercado”, sustentou.

© CM Braga

A par da sustentabilidade, do consumo de produtos locais e da promoção da gastronomia da cidade, o programa “Sabores na Praça” vai contribuir para a aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes dos cursos de Cozinha e Restauração/Bar ao longo do presente ano letivo.

Os alunos irão fazer formação no espaço da Praça e, mensalmente, realizar eventos gastronómicos temáticos, com recurso aos produtos que ali são comercializados. “Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar a realidade do mercado, lidar com os ingredientes frescos e locais, experienciar o comprar local e praticar as suas habilidades num ambiente de trabalho real”, explicou Hugo Sá, diretor pedagógico da Profitecla. Os pratos confeccionados pelos alunos poderão ser degustados pelos clientes da Praça.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES