Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024
15.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoRuy de Carvalho: "A Póvoa de Lanhoso é um símbolo do teatro...

Ruy de Carvalho: “A Póvoa de Lanhoso é um símbolo do teatro em Portugal”

© CM Póvoa de Lanhoso

Ruy de Carvalho foi recebido na Póvoa de Lanhoso pelo presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro e pela vereadora da Cultura, Fátima Moreira, para a inauguração da exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” e para a tertúlia “Envelhecimento ativo”, que decorreram este domingo, no Theatro Club.

Na abertura da exposição, Frederico Castro manifestou o seu “carinho e apreço por este grande senhor”. “Quero agradecer ao nosso Ruy de Carvalho por estar aqui hoje, connosco, e por nos ter dado o privilégio de podermos associar o seu nome ao Concurso Nacional de Teatro desde 2022. É um grande privilégio e orgulho para a Póvoa de Lanhoso”, disse o autarca.

“O Ruy de Carvalho”, continuou Frederico Castro, “tem um percurso único no nosso país, na cultura e no teatro, é um homem que, ao longo destes anos, marcou e continua a marcar a cultura nacional e é um dos grandes símbolos de Portugal. Aquilo que nós hoje podemos aqui ver nesta exposição são momentos da vida e da obra deste grande ator e, como é evidente, está incompleta, pois sendo uma vida tão cheia, nunca poderia estar suficientemente representada. Ainda que tão singela e tão simples, esta exposição é para nós tão importante e tão sentida, por isso, em nome da Póvoa de Lanhoso e dos povoenses, eu quero agradecer-lhe, muito, a sua presença e a sua amizade”.

O ator, que conta já com 95 anos de idade e 80 de carreira, referiu que “eu sou amador profissional. Continuo a gostar muito disto e sabe-me muito bem estar aqui na Póvoa de Lanhoso. Sabe-me muito bem amar o teatro e espero que em Portugal se comece a amar mais o teatro, que os jovens também se sintam atraídos por esta arte, pois o teatro pode despertar muita coisa boa em nós, não só a nossa capacidade crítica, como o exercício de uma liberdade autêntica”.

“A Póvoa de Lanhoso”, continuou o ator, “é um símbolo do teatro em Portugal, aqui faz-se teatro durante todo o ano e há representações de várias companhias que com regularidade, ocupam este palco e enchem esta belíssima sala. Na Póvoa de Lanhoso ama-se o teatro, faz-se do teatro uma coisa essencial e é maravilhoso sentir isso”.

A exposição, composta por várias fotografias do ator em inúmeros trabalhos que realizou e em vários momentos da sua vida pessoal, homenageia a vida e obra do ator português mais velho no ativo. Esta mostra, que está patente na Galeria de Exposições do Theatro Club, poderá ser visitada até ao dia 11 de março.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES