Ruy de Carvalho foi recebido na Póvoa de Lanhoso pelo presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro e pela vereadora da Cultura, Fátima Moreira, para a inauguração da exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” e para a tertúlia “Envelhecimento ativo”, que decorreram este domingo, no Theatro Club.
Na abertura da exposição, Frederico Castro manifestou o seu “carinho e apreço por este grande senhor”. “Quero agradecer ao nosso Ruy de Carvalho por estar aqui hoje, connosco, e por nos ter dado o privilégio de podermos associar o seu nome ao Concurso Nacional de Teatro desde 2022. É um grande privilégio e orgulho para a Póvoa de Lanhoso”, disse o autarca.
“O Ruy de Carvalho”, continuou Frederico Castro, “tem um percurso único no nosso país, na cultura e no teatro, é um homem que, ao longo destes anos, marcou e continua a marcar a cultura nacional e é um dos grandes símbolos de Portugal. Aquilo que nós hoje podemos aqui ver nesta exposição são momentos da vida e da obra deste grande ator e, como é evidente, está incompleta, pois sendo uma vida tão cheia, nunca poderia estar suficientemente representada. Ainda que tão singela e tão simples, esta exposição é para nós tão importante e tão sentida, por isso, em nome da Póvoa de Lanhoso e dos povoenses, eu quero agradecer-lhe, muito, a sua presença e a sua amizade”.
O ator, que conta já com 95 anos de idade e 80 de carreira, referiu que “eu sou amador profissional. Continuo a gostar muito disto e sabe-me muito bem estar aqui na Póvoa de Lanhoso. Sabe-me muito bem amar o teatro e espero que em Portugal se comece a amar mais o teatro, que os jovens também se sintam atraídos por esta arte, pois o teatro pode despertar muita coisa boa em nós, não só a nossa capacidade crítica, como o exercício de uma liberdade autêntica”.
“A Póvoa de Lanhoso”, continuou o ator, “é um símbolo do teatro em Portugal, aqui faz-se teatro durante todo o ano e há representações de várias companhias que com regularidade, ocupam este palco e enchem esta belíssima sala. Na Póvoa de Lanhoso ama-se o teatro, faz-se do teatro uma coisa essencial e é maravilhoso sentir isso”.
A exposição, composta por várias fotografias do ator em inúmeros trabalhos que realizou e em vários momentos da sua vida pessoal, homenageia a vida e obra do ator português mais velho no ativo. Esta mostra, que está patente na Galeria de Exposições do Theatro Club, poderá ser visitada até ao dia 11 de março.