Segunda-feira, Outubro 3, 2022
16.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoRomaria de Nossa Senhora de Porto d'Ave na Póvoa de Lanhoso já...

Romaria de Nossa Senhora de Porto d’Ave na Póvoa de Lanhoso já começou

© CM Póvoa de Lanhoso

No passado dia 21 de agosto, enquanto que na Sala das Varandas decorriam os procedimentos para arrendamento dos terrenos para comércio, no Terreiro do Lago tinha lugar a mostra de gado.

Estava dado o tiro de partida para as festividades da Romaria de Nossa Senhora de Porto d’Ave de 2022, na Póvoa de Lanhoso.

A Romaria de Nossa Senhora de Porto d’Ave, também conhecida como Romaria dos Bifes e dos Melões, realiza-se desde há muitos anos, sempre, no 1.º domingo de setembro. No entanto, o programa inicia-se muitos dias antes, cumprindo tradições antigas como é o caso da apresentação do gado, que nos dias da festa, os talhos se encarregam de fazer chegar às tendas onde se servem os tradicionais bifes enormes e saborosos, fritos com cebolada. Também o melão de casca de carvalho, vendido no local, irá fazer as delícias de todos quantos visitam Porto d’Ave nestes dias.

Da Romaria fazem parte a novena com ladainha, que começa 8 dias antes, bem como a Procissão das Velas, na sexta-feira à noite e a Missa Solene celebrada por D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, à qual se segue a Majestosa Procissão, momentos estes marcados sempre para o derradeiro dia dos festejos.

É certo que, em tempos idos, peregrinos e romeiros vinham de toda a região de Entre-Douro e Minho para assistir e participar na novena, pregações e ladainhas que vão sendo feitas ao longo da semana. Mas a Romaria da N.ª Sr.ª de Porto d’Ave também se faz com animação musical, ranchos, bandas de música e a Diver Noite Gerações.

As forças vivas de Porto d’Ave, souberam sempre, ao longo do tempo, harmonizar profano com religioso. Sobejamente conhecida de mais novos e mais velhos, a Diver Noite Gerações é este ano tão esperada não apenas por já não se realizar há dois anos devido à pandemia, mas também porque o cartaz deste ano é recheado de atrações.

A XII edição da Diver Noite Gerações está marcada para 2 de setembro e começa pelas 16:30 com a Sunset Party, contando com as atuações de LP 2.0 e Ruy Vercetti e, às 19:00, Valas apodera-se do palco. A entrada é livre e, para quem preferir, haverá campismo gratuito. No palco Cidade_FM, a partir das 23:00, vão estar Wet Bed Gang, Insert Coin, Meninos do Rio e Rui e Cirilo. No palco eletrónico, a partir da 01:00, vão atuar Eazy, Luís Cruz, Adriana Ruas b2b Alfonsvs, Céline e Catarina Silva.  Está tudo a postos para mais uma edição memorável da Diver Noite Gerações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS