Quinta-feira, Julho 25, 2024
28.9 C
Braga
AtualidadeRicardo Rio participou em conferência internacional organizada pela SDSN Portugal

Ricardo Rio participou em conferência internacional organizada pela SDSN Portugal

Paving The Way To The Pact of The Future.

© CM Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou na conferência internacional “Paving The Way To The Pact of The Future”, que decorreu esta segunda-feira, 17 de Junho, no Centro Ismaili de Lisboa.

A conferência, organizada pela SDSN Portugal, reúne especialistas nacionais e internacionais, para dar o seu contributo para a Cimeira do Futuro, e mobilizar o setor do ensino superior e da inovação, e a sociedade portuguesa em geral, para a urgência e as oportunidades do desenvolvimento sustentável.

Questionado sobre os desafios que se colocam à União Europeia no que se refere à implementação dos ODS, Ricardo Rio notou a necessidade de a União Europeia estabelecer um forte compromisso com os ODS na sua narrativa e governança. O edil deu como exemplo dos Planos de Recuperação Resiliência que, nomeadamente no caso português, não fazem referência aos ODS. “Os ODS precisam de ser integrados nas políticas europeias e as oportunidades de financiamento devem ser concebidas de acordo com as necessidades de sustentabilidade de cada país e das suas autoridades locais e regionais”, frisou.

Para o autarca de Braga, que foi relator de dois pareceres do Comité Europeu das Regiões sobre os ODS, o poder local tem tido um papel preponderante na implementação e cumprimento dos ODS. “É a nível local que podemos potenciar a implementação dos ODS. Cabe aos municípios e aos governos locais um papel central na resposta à sua concretização pelo conhecimento profundo do contexto das populações, proximidade com as pessoas e capacidade de envolver e mobilizar agentes locais, mas sobretudo pela legitimidade de acção institucional”, sustentou.

O painel de discussão contou ainda com a participação de Peter Schmidt, Presidente da Secção NAT do Comité Económico e Social Europeu, responsável por Agricultura, Desenvolvimento Rural e Ambiente, e de Aline Mosnier, diretora científica do consórcio FABLE.

Participação cívica dos jovens

Nesta conferência, Ricardo Rio apresentou também as estratégias e políticas públicas de Juventude que o Município bracarense tem vindo a implementar por forma a estimular a participação cívica dos jovens. “Cerca de 40 por cento da população residente em Braga está abaixo dos 30 anos de idade, o que nos leva a investir fortemente nesta área”, referiu.

Ricardo Rio sublinhou que o Município de Braga orienta as suas políticas de modo a dar “respostas cabais” às necessidades dos jovens do Concelho e de toda a região. “Ao nível da formação e qualificação, promoção da empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, dinamização do movimento associativo e apoio às suas propostas, temos feito um esforço para ir ao encontro das pretensões dos jovens. Somos uma Cidade completamente comprometida com os ODS e estamos a envolver os jovens em todas as iniciativas desenvolvidas nas diversas áreas”, asseverou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES