Domingo, Maio 12, 2024
22.1 C
Braga
BragaRicardo Rio defende que cultura é “essencial” para promover desenvolvimento turístico e...

Ricardo Rio defende que cultura é “essencial” para promover desenvolvimento turístico e económico sustentável da euro-região

CM Braga

Ricardo Rio, presidente do Eixo Atlântico e da Câmara Municipal de Braga, participou num evento integrado no projeto Epicah, financiado pelo Interreg Europa, que teve como tema “A Cultura enquanto Motor do Desenvolvimento Económico”.

O Eixo Atlântico lidera este projeto europeu, iniciado já em 2017, no qual participam regiões e entidades transfronteiriças de oito países (Espanha, Portugal, Itália, Estónia, Grécia, República Checa, Hungria e Roménia). O objetivo deste trabalho passa por impulsionar o turismo cultural, de património e de natureza.

Na ocasião, Ricardo Rio sublinhou que a vertente cultural é “essencial para a afirmação da identidade dos cidadãos desta euro-região”. “Não podemos falar de desenvolvimento turístico e económico sustentável de uma cidade se não pusermos a cultura como prioridade. No caso de Braga, a nível cultural temos atividades, agentes, projetos educativos, ligação à tecnologia e locais de espetáculo que permitem beneficiar, em primeiro lugar, os residentes e aumentar a sua qualidade de vida. Queremos cidadãos felizes que possam realizar os seus sonhos e expectativas, e este é o melhor caminho para o conseguir”, referiu.

Segundo o edil, tem sido ainda efetuado um trabalho “contínuo e consistente” na promoção conjunta do território, que deu origem, inclusivamente, ao slogan “2 países, 1 destino”.

“O turismo é uma dimensão fundamental para o território. Este conceito revelou-se um sucesso e estamos certos de que, em conjunto, somos mais fortes e poderemos obter maiores benefícios para esta euro-região no seu todo”, afirmou, lembrando que “este é um território que oferece aos habitantes e visitantes um legado histórico e cultural riquíssimo, cidades vibrantes e recursos naturais de enorme valia”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES