Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio defende que cidades são “a solução para a descarbonização da...

Ricardo Rio defende que cidades são “a solução para a descarbonização da sociedade”

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, defendeu ontem que as cidades devem ser encaradas como “a solução para a descarbonização da sociedade e não como o problema, como o têm feito diversos responsáveis governativos”.

Esta intervenção teve lugar num painel sobre o papel das cidades na descarbonização e na concretização dos objetivos do “net zero”, inserido na Abu Dhabi Sustainability Week Summit, que teve lugar na capital dos Emirados Árabes Unidos. Neste painel participaram ainda o ministro do Ambiente da Eslovénia, Uros Vajgl, o presidente de Masdar City, Ahmed Baghoum, e o CEO da PropTech, Gregory Dewerpe.

Numa sessão realizada em parceria com o Global Parliament of Mayors, Ricardo Rio, representando as cidades, defendeu que os objetivos são “ambiciosos, mas fulcrais para a humanidade” e, como tal, estes não serão concretizados sem o envolvimento profundo das cidades. “Os objetivos só serão alcançados com a disponibilização de mais fundos para a implementação de projetos pelas cidades. Quantos mais fundos, mais rápida será a descarbonização”, referiu.

O autarca teve ainda oportunidade de enfatizar que as parcerias entre as cidades são outro fator relevante para alcançar estes objetivos, tendo dado como exemplo o recente acordo assinado entre Braga, com mais de 2 mil anos de existência, e Masdar City, uma cidade jovem.

Ricardo Rio aproveitou esta estadia para manter contactos bilaterais com algumas instituições que podem ser relevantes para Braga. Deste modo, foi recebido na residência oficial do Embaixador de Portugal nos Emirados Árabes Unidos, Fernando d’Orey de Brito e Cunha Figueirinha.

Neste encontro, em que também participou o representante da AIECEP na região, Manuel Couto Miranda, foram discutidas possibilidades de colaboração, sobretudo na área económica, onde as empresas de Braga poderão ter “uma importante ajuda para a penetração neste importante mercado”.

O autarca reuniu ainda com Augusto Cardenas, responsável das relações externas da Abu Dhabi Investment Office. Neste encontro foram abertas portas para uma cooperação efetiva com o Município, nomeadamente através da InvestBraga e Startup Braga. Desde já ficou agendada uma reunião virtual com esta entidade do governo de Abu Dhabi.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS