Domingo, Junho 23, 2024
24.5 C
Braga
AtualidadeRicardo Rio assinou declaração para prevenção e preparação a pandemias

Ricardo Rio assinou declaração para prevenção e preparação a pandemias

© CM Braga

O Global Parliament of Mayors e o Geneva Cities Hub organizaram, em conjunto, um webinar dedicado a debater a importância das cidades e dos responsáveis políticos locais na prevenção, preparação e resposta a pandemias. A iniciativa, que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente do Global Parliament of Mayors e da Câmara Municipal de Braga, teve como objetivo destacar o papel crucial e a abordagem eficaz das cidades na resposta à pandemia, reunindo, para além de decisores políticos, especialistas na área.

Como referiu Ricardo Rio, perante os desafios únicos enfrentados pelas cidades durante a Covid-19, “torna-se fundamental incluir as perspetivas dos autarcas e das autoridades locais nos processos globais de tomada de decisão em caso de surgimento de uma nova pandemia”. Nesse sentido, os autarcas apresentaram a “Declaração para uma melhor prevenção, preparação e resposta à pandemia”.

Este documento – que será apresentado à Organização Mundial de Saúde, estados membros e mediados da próxima Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, marcada para o mês de setembro – tem como objetivo angariar apoio para uma abordagem integrada e multinível na resposta a este tipo de situações no futuro, salientando a importância de incluir os presidentes de Câmara e as autoridades locais na implementação de estratégias globais.

Esta foi igualmente uma oportunidade para os autarcas, profissionais de saúde pública, e outros decisores políticos partilharem boas práticas, nomeadamente informações sobre medidas eficazes de prevenção e resposta a pandemias nos seus territórios.

Segundo Ricardo Rio, “ao dar mais meios ao poder local, é possível preparar o caminho para uma melhor colaboração na prevenção, preparação e resposta a pandemias”.

“Nos momentos de enormes dificuldades que se viveram durante a pandemia Covid-19, as cidades, por serem território mais densamente povoados, estiveram na linha da frente e demostraram a sua enorme capacidade de resposta, tendo desenvolvido um trabalho essencial nas áreas da saúde pública e dos apoios sociais aos cidadãos e instituições, com iniciativas de apoio à resiliência e recuperação do tecido empresarial. Para o sucesso das nossas ações é essencial a governação multinível, o envolvimento da sociedade civil, o reforço da descentralização e da cooperação internacional e a disponibilização de meios ao poder local”, disse o edil.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES